Conheça a TV Câmara

A TV Câmara, da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, começou suas atividades em 1999, quando transmitia apenas as sessões solenes e ordinárias da Casa Legislativa por meio de emissora local. Na época, um jornalista fazia a apresentação direto do Plenário.

Durante 10 anos, a TV Câmara funcionou junto à Assessoria de Imprensa do Legislativo. Em 2009, iniciou-se um processo de expansão e, atualmente, a TV Câmara opera com estúdios e áreas técnicas próprias. Criou uma programação diferenciada, produzida por uma equipe de jornalistas e técnicos, e vem conquistando audiência, com uma presença cada vez maior na cidade.

Em outubro de 2010, a Câmara Municipal inaugurou um espaço próprio para a TV Câmara, dentro do prédio do Legislativo. Em uma área de 100 m2, foram instalados estúdios, redação e central técnica. As novas instalações e equipamentos possibilitaram a ampliação da prestação de serviços com transmissão ao vivo de sessões plenárias e de reuniões das comissões permanentes e temporárias além da criação de uma programação dedicada à educação, cidadania e cultura.

A TV Câmara tornou-se um importante veículo para a divulgação das atividades parlamentares, ampliando a transparência do Legislativo e aproximando o parlamentar da sociedade. Com a possibilidade de assistir às sessões plenárias, em casa, o munícipe passou a acompanhar mais de perto o debate político em Ribeirão Preto e construir opiniões sobre os acontecimentos da cidade.

Uma pesquisa realizada pela Presidência da Câmara Municipal mostrou um aumento de 100% na audiência da TV Câmara, no final de 2010.

Em abril de 2012, a TV Câmara ganha o seu próprio canal aberto com a autorização para transmitir pelo Canal Digital 61. Foi a primeira emissora legislativa de uma Câmara Municipal a integrar a Rede Legislativa de TV, junto com a Assembleia Legislativa Estadual, Câmara dos Deputados e Senado. A implantação da TV Câmara digital foi uma medida do "Programa Transparência - Legislatura 2009/2012". A transmissão em sinal digital iniciou em setembro de 2013, inaugurando também a programação 24 horas na TV Câmara.

Em 2015, a TV Câmara Ribeirão ampliou sua abrangência. Através da internet, em seu canal no Youtube, a emissora apresenta vários programas da grade relacionados ao Legislativo, como Sessões Plenárias, reuniões de Comissões Especiais de Estudos e, outros como "Ponto de Encontro", "Transparência", "Em Discussão" e "Marcas da História". A partir deste ano, a programação também começou a ser transmitida pelo canal 9, do sistema de TV por assinatura VIVO TV, e pelo sistema digital GVT, no canal 361.4.

PROGRAMAÇÃO
- Programa Bate Papo - Entrevista vereadores e conta a história dos legisladores.
- Programa Transparência - Vereadores, jornalistas e especialistas debatem assuntos de interesse da cidade.
- Programa Cidade em Ação - Mostra informações sobre a cidade, diariamente, pela manhã.
- Programa do Esporte - Divulga notícias da cidade e entrevista personalidades do esporte.
- Jornal da Câmara - Informativo sobre o Legislativo, vai ao ar antes das sessões ordinárias.
- Programa Visita Virtual - Mostra os bastidores de locais públicos ou históricos, aonde o público geralmente não têm acesso.
- Programa Câmara Interativa - Produzido em conjunto com o Projeto Câmara na Escola, traz alunos ao estúdio da TV Câmara para entrevistarem vereadores e apresentarem atividades culturais das escolas.
- Programa Happy Hour - Programa mostra artistas e produtores culturais de Ribeirão Preto.


COMO ASSISTIR À TV CÂMARA
- Canal 61.4 - digital, aberto
- Canal 05 - à cabo (Net)


CONTATO
Telefone: (16) 3607-4042
E-mail: tvcamara@camararibeiraopreto.sp.gov.br