A cultura rock de Ribeirão Preto ganhou um marco oficial em seu calendário. Foi aprovado pela Câmara Municipal o Projeto de Lei Nº 295/2025, que institui o “Dia Municipal do Rock”, a ser celebrado anualmente em 14 de outubro. A nova legislação, de autoria do vereador Danilo Scochi (MDB), tem como objetivo principal valorizar a rica tradição do gênero na cidade e fomentar a cena artística local.
A escolha da data é uma homenagem direta a um dos maiores expoentes do rock nacional nascido na cidade: o cantor, compositor e guitarrista Kiko Zambianchi, que celebra seu aniversário em 14 de outubro. A iniciativa reconhece não apenas sua carreira, mas também o papel histórico de Ribeirão Preto como um polo de talentos e grandes eventos musicais, como o festival João Rock.
O autor do projeto destacou a importância da nova lei como um instrumento de reconhecimento e incentivo. "A instituição do Dia Municipal do Rock é um reconhecimento justo à rica história que nossa cidade possui no cenário musical brasileiro. É uma forma de valorizar nossos artistas, como o grande Kiko Zambianchi, e, ao mesmo tempo, fomentar a economia criativa, o turismo e criar novas oportunidades para as futuras gerações de músicos", afirmou o parlamentar.
Além de incluir a data no Calendário Oficial do Município, a lei prevê que as comemorações possam ocorrer no fim de semana anterior ou posterior, caso o dia 14 recaia em um dia útil, garantindo maior participação popular.
Texto: André Luís de Jesus
Foto: Thaisa Coroado