Início do Conteúdo

CEE do Acolhimento de Crianças e Adolescentes ouve secretário municipal da Assistência Social

Número de acolhidos caiu de 78 para 37 como resultado do trabalho de reestruturação junto às famílias
Câmara ativa
Imagem da reunião na Sala de Comissões da Câmara Municipal

A Comissão Especial de Estudos que acompanha o trabalho de acolhimento de Crianças e Adolescentes em Ribeirão Preto se reuniu, na tarde desta segunda-feira (3), para ouvir o secretário municipal de Assistência Social, Julio Baliero, para falar sobre os resultados do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica).

A CEE é composta pelos vereadores Daniel do Busão (PL), presidente, Rangel Scandiuzzi, vice, e Danilo Scochi (MDB), relator. Scandiuzzi não pode comparecer à oitiva por motivos pessoais.

O secretário afirmou que, quando assumiu a Pasta, havia 78 crianças e adolescentes distribuídos em apenas quatro casas de acolhimento, mas que esse número foi reduzido para 37 após um trabalho de reestruturação junto às famílias que receberam esses jovens novamente. 

Baliero também relatou que havia uma preocupação com a abertura dos atendimentos para as  Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no acolhimento, mas que foi superada após a supervisão e fiscalização da secretaria. 

O secretário disse ainda que o foco no momento é de criar um planejamento para que o acompanhamento prossiga após o adolescente atingir a maioridade. De acordo com ele, não há em Ribeirão um programa desse tipo. “Tem muitos jovens que completam a maioridade e não tem pra onde ir, e acaba caindo na secretaria de novo, formando um ciclo. É justamente esse ciclo que queremos interromper”, disse.

Texto: André Luís de Jesus

Fotos: Thaisa Coroado