Início do Conteúdo

Comissão do Idoso debate irregularidades e fiscalização em instituições de Ribeirão Preto

Reunião tratou do alto índice de instituições sem licença e propôs estratégias para garantir a segurança dos acolhidos
Câmara ativa
Imagem em destaque da mesa durante a reunião da Comissão

A Comissão Especial do Idoso da Câmara Municipal realizou uma reunião para discutir a situação das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em Ribeirão Preto. A comissão é composta pelos vereadores André Rodini (Novo), presidente; Judeti Zilli (PT), vice-presidente; e Matheus Moreno (MDB), membro.

A reunião contou com a participação de representantes da Vigilância Sanitária Municipal, e das secretarias municipais da Saúde, Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso (CMI) e entidades filantrópicas. 

O encontro focou nos problemas causados por estabelecimentos irregulares, motivado por denúncias recentes de danos à integridade física e moral de residentes. Durante o debate, a Vigilância Sanitária revelou que, das 98 instituições conhecidas na cidade, apenas 47 possuem licenciamento sanitário regular, enquanto o restante funciona sem a devida autorização ou está em processo de regularização. 

Como encaminhamento, a secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária colocaram-se à disposição para orientar as instituições e colaborar com a Câmara em projetos de lei que aprimorem a rede de proteção. Os membros da comissão enfatizaram a necessidade de políticas públicas sérias para enfrentar a "feminização do envelhecimento", destacando que a maioria da população idosa da cidade é composta por mulheres, que também são as principais ocupantes das ILPIs. 

Texto: André Luís de Jesus

Foto: Thaisa Coroado