Início do Conteúdo

Comissão de Esporte, Cultura, Turismo, Recreação e Lazer debate revitalização de praças e parques em Ribeirão Preto

Vereadores ouviram sobre os projetos da Secretaria Municipal de Infraestrutura
Câmara ativa
Imagem dos vereadores e a secretária Juliana Ogawa

Na tarde desta quinta-feira (29), a Comissão Permanente de Esporte, Cultura, Turismo, Recreação e Lazer da Câmara realizou sua terceira reunião do ano. Participaram os vereadores Matheus Moreno (MDB), Duda Hidalgo (PT), Bigodini (MDB) e Junin Dêdê (PL), além de representantes de diversas secretarias e órgãos municipais.

Entre os convidados estavam Júlio César, diretor de Turismo; a professora doutora Ana Cirigliano; Vitor Hugo Vieira, representando o Conselho Municipal de Turismo; Juliana Ogawa, da Secretaria de Infraestrutura; Danielle Rangon, chefe da Divisão de Parques e Jardins da Secretaria de Infraestrutura; e Renato Zago, chefe da Divisão de Próprios Externos da Secretaria de Esportes.

Durante a reunião, o vereador Matheus Moreno informou sobre a abertura das inscrições, de 19 de maio a 2 de junho, para a composição de chapas da Sociedade Civil Eletiva e Organizada, bem como o credenciamento de eleitores para a eleição do Conselho Municipal de Política Cultural – gestão 2025-2026. Ele também destacou que, no dia 14 de junho, Ribeirão Preto sediará mais uma edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, em celebração ao Dia do Atleta Paralímpico e ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A pauta principal da reunião foi a situação dos logradouros públicos da cidade, com foco na revitalização, manutenção e segurança desses espaços. A zeladoria das praças e parques ocupou boa parte das discussões.

Juliana Ogawa, da Secretaria de Infraestrutura, destacou os desafios enfrentados pelo município para manter e ampliar as opções de lazer e recreação em Ribeirão Preto. Segundo ela, o prefeito tem a intenção de revitalizar várias praças, e em outras o serviço já foi feito, citando como exemplos a Praça Schimidt, Praça Júlio Prestes, Praça XV e Praça Sete de Setembro, que já passaram por ações de manutenção. Juliana informou ainda que a Praça do Cristo Redentor, onde está localizado o CRAS, está atualmente em processo de revitalização.

Para os parques da cidade, Juliana revelou que a administração pretende implantar um modelo inspirado no de São Paulo, baseado em parcerias público-privadas (PPPs), com o objetivo de melhorar a infraestrutura e ampliar as opções de lazer.

Ela também reforçou a importância da participação da população na conservação dos espaços públicos e orientou que, em caso de necessidade de reparos ou solicitações de zeladoria, os cidadãos devem entrar em contato pelo canal oficial 156, da prefeitura. Juliana ressaltou que a procura pelos ecopontos municipais aumentou em 25%, indicando maior conscientização dos moradores sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente.

Entre os projetos da prefeitura, Juliana destacou a necessidade de ampliação do uso da usina de reciclagem de resíduos da construção civil, incentivando frentes de trabalho nas quais os cidadãos poderão trocar entulho por tickets que serão convertidos em blocos de construção. Além disso, está em estudo a implementação de uma usina de reciclagem de massa verde, permitindo que os moradores troquem restos vegetais por saquinhos de adubo. Ela também mencionou a iniciativa da máquina da "Moeda Verde", um sistema de cashback que recompensa os cidadãos conforme o volume de material reciclado entregue.

O vereador Junin Dêdê chamou a atenção para os problemas enfrentados pelos bairros da zona norte, onde atua. Ele destacou a necessidade de uma política pública integrada, envolvendo a Secretaria de Infraestrutura, a Secretaria de Assistência Social e a Guarda Civil Metropolitana, para o atendimento às pessoas em situação de rua. Junin também denunciou o grave problema de descarte irregular de resíduos naquela região.

A reunião reforçou a importância da colaboração entre o poder público e a sociedade civil na construção de uma cidade mais sustentável, segura e de espaços públicos de qualidade.