Na sessão de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) realizada nesta terça-feira (23), a Câmara Municipal formalizou o início dos trabalhos para investigar supostas irregularidades na implantação do Sistema Inteligente de Transporte (ITS) na cidade. O vereador Isaac Antunes (PL) foi eleito presidente da CPI e os vereadores Jean Corauci (PSD) e Daniel Gobbi (PP) ficaram respectivamente com a vice-presidência e relatoria da comissão.
O primeiro a ser convocado pela CPI será o superintendente da RP-MOBi, Marcelo Galli, para ser ouvido na próxima quarta-feira (1/10) às 16 horas.
Durante a sessão, foi ressaltado que o objetivo principal dos trabalhos será apurar os atrasos sistemáticos, os descumprimentos de prazos contratuais, as modificações nos termos do contrato e o uso dos recursos públicos aplicados ao sistema ITS. A CPI terá inicialmente o prazo de 90 dias, com possibilidade de prorrogação, para apresentar seus relatórios e encaminhamentos.
Também foram destacados requerimentos aprovados para requisitar informações de órgãos de controle, bem como a cooperação de entidades externas. A comissão já conta com o número mínimo de assinaturas necessárias para sua formalização.
Com isso, a Câmara busca trazer transparência às operações do projeto de mobilidade urbana e dar respostas à população sobre a execução do sistema de semáforos inteligentes e demais infraestruturas previstas.
Texto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal