A Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou o Projeto de Lei, de autoria do vereador Paulo Modas (PSD), que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município a Semana Municipal da Longevidade.
A celebração será realizada anualmente na semana compreendida entre 25 de setembro e 1º de outubro, período que engloba o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), e o Dia do Idoso no Brasil, marcado pela Lei Federal nº 10.741/2003 (Estatuto da Pessoa Idosa).
O projeto autoriza o Poder Público Municipal a buscar parcerias com clubes de serviços, organizações sociais e assistenciais, igrejas, associações civis e comerciais, e instituições de longa permanência para idosos, visando a organização, divulgação e execução dos eventos. As despesas correrão por conta de dotações orçamentárias próprias.
Na justificativa do Projeto de Lei, o vereador destacou o crescimento da expectativa de vida e a importância de reconhecer este segmento da população.
"Nos dias de hoje, buscando aperfeiçoar a designação para a terceira idade, convencionou-se chamar esse importante segmento, de LONGEVOS, eis que cada vez mais o ser humano tem aumentado sua expectativa de vida", afirmou o parlamentar.
O projeto segue agora para a sanção do Poder Executivo, que fará a regulamentação necessária para a sua efetiva execução.
Texto: André Luís de Jesus
Foto: Imagem Internet