Início do Conteúdo

É LEI! Após aprovação na Câmara, prefeitura publica norma que proíbe a prática de "rabeira" em veículos

A medida visa, não só penalizar quem infringir a regra, mas também educar a população
Câmara ativa
Daniel do Busão na tribuna

Visando a segurança no trânsito, a Câmara aprovou, na sessão de 26 de maio, o Projeto de Lei nº 197/2025, dos vereadores Daniel do Busão (PL) e Paulo Modas (PSD), que proíbe a prática conhecida como "rabeira" nas vias do município. A prática, que envolve o uso de bicicletas, patinetes, skates e outros veículos de mobilidade individual ligados ou agarrados a veículos autopropelidos, será agora considerada infração, visando proteger, especialmente, crianças e adolescentes dos graves riscos de acidentes.

Com a nova lei, que foi publicada em 2 de junho (Lei nº 15.080/2025), a cidade dá um passo importante na conscientização e prevenção de sinistros de trânsito. A medida visa, não só penalizar quem infringir a regra, mas também educar a população sobre os perigos dessa prática, que coloca em risco a vida e a saúde dos envolvidos.

Além de proibir a "rabeira", a legislação prevê sanções rigorosas, incluindo multa e remoção dos equipamentos, e estabelece a obrigatoriedade de campanhas de conscientização e adesivos informativos nos veículos de transporte público. A iniciativa é um reflexo da responsabilidade do poder público em garantir um ambiente mais seguro para todos os cidadãos, preservando vidas e educando para um trânsito mais consciente.

Foto: Thaisa Coroado