Animais de grande porte foi tema de reunião de Comissão Permanente

Comissão deliberou o acompanhamento de denúncias apresentadas durante reunião
Animais de grande porte foi tema de reunião de Comissão Permanente

A Comissão Permanente de Defesa e Direitos dos Animais realizou na última quarta-feira, 20 de julho, reunião para discutir a situação de animais de grande porte na cidade.

A reunião foi conduzida pelo presidente da comissão, vereador França (PSB), e contou com a participação dos vereadores Bertinho Scandiuzzi (PSDB) e Marcos Papa (Podemos), membros da comissão, o presidente da Câmara Alessandro Maraca (MDB), Renato Zucoloto (PP), a secretária do Meio Ambiente, Catherine D'Andrea, chefe da Divisão de Bem Estar Animal, Danielle Girolla, Stelio, Manuel Correia da Fonseca, chefe de Divisao Operacional da        Guarda Metropolitana e representante da empresa contratada para executar o recolhimento de animais de grande porte no município.

Em sua fala inicial, França explicou que existe o edital da contratação da empresa, assim como a regulamentação do serviço prestado, mas não está sendo executado como deveria. E afirmou que deveria existir uma união entre os poderes Executivo, Legislativo, empresa contratada, e protetores, mas isso não vem ocorrendo.

Em seguida foi apresentado um vídeo sobre um acidente entre motociclista e um cavalo ocasionando a morte de ambos.

A secretaria explicou que é importante que todos que presencie animais de grande porte solto em vias públicas, comuniquem em imediato a empresa de recolhimento. O recolhimento de animais de grande porte é complicado, conforme explicou Catherine, muitas vezes o tutor aparece gerando desentendimentos. Por esse motivo as ações estão sendo acompanhadas da Guarda Metropolitana e as vezes, até pela Policia Militar. Também foi informado que a Secretaria do Meio Ambiente em trabalho com a Fiscalização Geral, tem autuado os proprietários quando são identificados.

Atualmente sempre que possível as capturas desses animais vêm ocorrendo em comboio com a Guarda, Transerp, empresa e Secretaria do Meio Ambiente. Todos os animais capturados estão sendo chipados para maior controle.

Agressões e desacatos foram relatados tanto pela secretária quanto pela Danielle. E por esse motivo a identidade da empresa e endereço do local onde os animais são abrigados, são mantidos em sigilo para manter a segurança dos funcionários e animais. Além das ameaças, houve casos de furto de animais dentro da empresa. Normalmente animais soltos tem informantes nas proximidades, e assim os proprietários são avisados antes do recolhimento acontecer.

França questionou alguns episódios de denúncias que acompanhou, conflitos de informações de funcionários da empresa. Uma protetora também relatou atendimento agressivo dos funcionários além de óbito de animais no local, inclusive com vídeo apresentado durante a reunião.

Um munícipe que sofreu um acidente com um cavalo recentemente denunciou que no dia do acidente a empresa foi acionada e não compareceu, somente a Policia Militar compareceu ao chamado.

A ausência do Poder Público em ações como o mapeamento dos animais soltos, foi um dos pontos apontados pela representante do Conselho Municipal do Bem Estar Animal, Cris Dias. A falta de uma rede de comunicação entre os poderes não existe, assim como a lei de transparência no serviço prestado tanto pela Prefeitura Municipal e empresa. As sugestões foram aceitas e parabenizadas por Catherine, e comunicou que estão tentando sanar essas falhas.

A segurança na captura desses animais também foi exposta por Stelio, relatando casos inclusive envolvendo a chefe da Divisão de Bem Estar Animal.

Duas protetoras afirmaram terem provas de animais maltratados e outros que desapareceram na empresa, inclusive que acionaram a justiça contra a Prefeitura e empresa. A secretária manifestou que será investigada essas denúncias assim que o Ministério Público provocarem a Secretaria do Meio Ambiente. Outro funcionário da empresa alegou que a égua foi encaminhada para a eutanásia pelo veterinário por ter a tíbia quebrada, e os cavalos desaparecidos foram roubados do local.

Ao final foi deliberado favoravelmente pela comissão o acompanhamento dessa denúncia. E uma nova reunião para aproximadamente 30 dias para avaliar como as falhas apontadas e sugestões estão sendo encaminhadas.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)