Após moção de repúdio, Banco Santander se reúne com vereadores na Câmara

Funcionários do banco explicaram aos vereadores presentes sobre a exposição “Queermuseu – cartografias da diferença na arte da brasileira”
Após moção de repúdio, Banco Santander se reúne com vereadores na Câmara

Foto: Thaisa Coroado

Na manhã desta segunda-feira, 30 de outubro, representantes do Banco Santander, vieram à Câmara para esclarecer os vereadores sobre a exposição “Queermuseu – cartografias da diferença na arte da brasileira”, realizada no Santander Cultural, em Porto Alegre.

O motivo dessa reunião, foi uma moção de repúdio de autoria do vereador João Batista (PP).

Estiveram presente o vice-presidente da Câmara Boni (REDE), João Batista (PP), Gláucia Berenice (PSDB), Mauricio Vila Abranches (PTB) e representantes dos ausentes.

Representando o banco, vieram Vanderlei Luis dos Santos, superintendente regional, Daniel Azevedo Gomes Freitas, superintendente comercial do interior e Renata Zacarelli, superintendente executiva de relações institucionais.

Renata explicou que o Santander não tem conhecimento de todas obras expostas, o curador da exposição apresentou o tema da exposição, e por ter o benefício da Lei Rouanet, não teria como duvidar do material que seria exposto.

Com a repercussão, a exposição foi encerrada, inclusive por funcionários do banco estarem sendo ameaçados. Mesmo com o Ministério Público não encontrando nada que desabone a exposição e solicitando que seja novamente aberta, o banco não acredita que o fará, pois, o papel do banco não é levantar bandeiras.