Aprovado PL priorizando matrículas para alunos de pais com deficiência

Projeto prevê prioridade de vaga em unidade da rede pública municipal de ensino mais próxima de sua residência
Aprovado PL priorizando matrículas para alunos de pais com deficiência

A relação das matérias da Ordem do Dia da sessão ordinária desta quinta-feira, 18 de agosto, contou com duas proposituras em regime de urgência especial e outros três projetos de lei.

O presidente Alessandro Maraca (MDB) iniciou as deliberações no plenário com os projetos em regime de urgência especial.

O projeto de lei nº 42/22, cuja autoria é do Coletivo Popular Judeti Zilli (PT) e Duda Hidalgo (PT), instituindo o Programa Transcidadania, destinado à promoção da cidadania de travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade social, ficou sem parecer da Comissão de Constituição e Justiça.

Também sem parecer da CCJ, o projeto de lei nº 73/22, de autoria do Coletivo Popular Judeti Zilli, que dispõe sobre a inclusão dos quesitos orientação sexual e identidade de gênero nos formulários e sistemas de informação de Ribeirão Preto, foi aprovado pelos vereadores.

As discussões das demais matérias teve início com o projeto de lei nº 102/21, autoria do vereador Isaac Antunes (PL), autorizando o Poder Executivo a encaminhar ao Fundo Social da Solidariedade, peças de vestuários e calçados, apreendidos em âmbito municipal e não recuperados dentro do prazo legal pelos interessados ou após findo o respectivo processo administrativo. A matéria recebeu requerimento de adiamento por duas sessões.

Na sequência foi aprovado o projeto de lei nº 169/21 que assegura à criança e ao adolescente cujos pais ou responsáveis sejam pessoas com deficiência ou com sessenta anos de idade, ou mais, a prioridade de vaga em unidade da rede pública municipal de ensino mais próxima de sua residência, de autoria do vereador Alessandro Maraca.

E encerrando a pauta de discussões, o projeto de lei nº 83/22, de autoria do vereador Elizeu Rocha (PP), autorizando que as escolas públicas e privadas situadas no município de Ribeirão Preto disponibilizem cadeiras em locais determinados nas salas de aulas aos portadores de transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), também recebeu requerimento de adiamento por duas sessões.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)