Arborização urbana é discutida em reunião da Comissão

Secretária do Meio Ambiente participou da reunião esclarecendo e informando aos participantes sobre o trabalho desenvolvido por aquela secretaria
Arborização urbana é discutida em reunião da Comissão

Por: Silvia Morais - Fotos: Allan S. Ribeiro

Na tarde desta quinta-feira, 17 de setembro, a Comissão Permanente do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto discutiu com diversas entidades da sociedade civil, a arborização urbana e seus efeitos na saúde. A  secretária do Meio Ambiente, Sônia Valle Walter Borges de Oliveira, também participou das discussões.

Inicialmente foi relatado pelo presidente da comissão, que o prefeito vetou as nove emendas apresentadas e aprovadas em plenário, na elaboração do projeto de lei orçamentária para 2021 (LDO). Eram emendas feitas através de sugestões de oito entidades ligadas ao meio ambiente, abrangendo temas de arborização urbana, biodiversidade, mobilidade ativa e sustentável, parques,  cooperativas e catadores independentes, entre outros.

Logo após foi apresentado o programa elaborado por diversas entidades que tem como objetivo deixar Ribeirão Preto 30% mais verde até o ano de 2030. Sendo destacados todos os benefícios que a arborização traz para a saúde pública e infraestrutura para a cidade. E a urgência da cidade em ter um plano neste sentido.

A secretária do Meio Ambiente relatou que será elaborado um inventário arbóreo da cidade, inclusive o processo licitatório para contratação da empresa responsável encontra-se em fase final. Desta forma até 2021 haverá um diagnóstico preciso para ter uma atualização do plano de arborização urbana. Sonia também comentou que existe equipe para acompanhar plantios e manutenção das árvores existentes no município, inclusive acompanhando as obras de mobilidade urbana na cidade. Lembrou que para cada árvore nativa extraída é necessário segundo a legislação, o plantio de outras 35 e para cada árvore exótica, são plantadas 25 novas árvores, e a equipe da secretaria acompanha sempre indicando o local adequado para o plantio dessas mudas.

A preocupação com a possibilidade de mudanças nos representantes públicos em 2021 devido às eleições municipais que serão realizadas este ano, foi sugerido pelo presidente da comissão a elaboração de uma carta compromisso para cada candidato ao Executivo Municipal.

Também foi sugerido que seja solicitado à Secretaria do Meio Ambiente o relatório de todas as árvores extraídas em obras da mobilidade urbana. E Sonia solicitou cerca de 10 dias de prazo para conversar com o Executivo Municipal e retornar com as informações solicitadas, sobre orçamento destinado ao investimento em arborização,

Ainda foi questionado sobre a regulamentação da lei das hortas urbanas, sancionada no final de 2017, o que foi informado por Sonia que as contribuições da secretaria já foram feitas e encaminhada ao jurídico do Executivo Municipal.