Assinado decreto criando o programa "Escola na TV" em parceria com a Câmara

Solenidade realizada através de videoconferência celebra união entre Câmara Municipal e Secretaria da educação
Assinado decreto criando o programa "Escola na TV" em parceria com a Câmara

Por: Silvia Morais - Fotos: Thaisa Coroado

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 17 de julho, através de videoconferência, o lançamento do programa “Escola na TV”, cujo objetivo é viabilizar a transmissão, em formato audiovisual, de conteúdos educacionais para alunos da rede municipal de ensino, possibilitando que estes tenham acesso às aulas remotas, mesmo os que não possuem conexão a outras mídias digitais.

Com a participação do prefeito municipal, Duarte Nogueira (PSDB), o presidente da Câmara, Lincoln Fernandes (PDT), secretário da Educação, Felipe Elias Miguel e do promotor Naul Felca, foi assinado decreto criando o programa, que foi possível graças à parceria entre Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Educação, com a Câmara Municipal.

Durante a videoconferência o secretário apresentou o cronograma que será adotado pelo programa, com os horários e intervalos para cada série escolar.

Toda apresentação e ou transmissão serão realizadas nos estúdios da TV Câmara, serão aulas ao vivo e gravadas, todas com intérprete de libras, facilitando a acessibilidade de todos.

A expectativa do secretário para a equipe envolvida é de cerca de 3.400 professores da rede municipal, 400 da rede conveniada e 600 da rede particular, além da equipe gestora com doze pessoas. Até o momento já existem mais de 100 professores interessados em ministrar aulas.

A TV Câmara já efetuou as adequações necessárias em seu estúdio, para receber os professores.

A grade de aulas será assim definida:

08h00 – Compartilhando experiências da rede – Conversa e dicas para os pais e alunos

08h40 – Educação Infantil

09h10 – Ensino Fundamental I (anos iniciais)

10h05 – Ensino Fundamental I (4º e 5º ano)

11h00 – Ensino Fundamental II (6º e 7º ano)

11h55 – EJA – Alfabetização

12h35 – EJA – 6º ao 9º ano

13h15 – Fundamental II (8º e 9º ano)

Entre uma aula e outra haverá intervalos de 10 minutos para adequação e higienização do estúdio, troca de professores e intérpretes, e demais ajustes necessários.

O presidente da Câmara parabenizou a iniciativa e a prontidão de todos envolvidos para que a parceria possibilitasse a concretização do projeto, “as crianças não podem perder o ano letivo, e a educação não irá perder o ano letivo para o coronavírus”, afirmou Lincoln. Também foi colocado pelo presidente o esforço de todo legislativo com mudanças nos horários das transmissões de atividades parlamentares, ficando toda estrutura da Câmara, as comissões envolvidas, funcionários e equipe técnica à disposição para que esse ato inédito seja efetivado.

Em seguida o promotor Naul se pronunciou elogiando a iniciativa, e alertou que a pandemia do COVID-19 não atingiu ainda seu ápice, e a desigualdade social foi exposta durante essa pandemia, sendo extremamente importante a criatividade em caminhos tomados, como este programa que vem atender a classe mais atingida neste momento. O promotor também afirmou que o retorno às aulas presenciais ainda é uma incerteza, salientou que um plano de retomada exigirá protocolos bem definidos, para a proteção da vida e da saúde das crianças e adolescentes, assim como os demais envolvidos.

O programa terá seu início a partir do dia 03 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 08 às 14h.

Além da transmissão pelos canais da TV Câmara, foi criada uma página no facebook e um canal no youtube.

Canais TV Câmara:

Digital – 31.4