Audiência discutiu projeto que institui Plano Municipal de Mobilidade Urbana

Com participação de vereadores, entidades e sociedade civil, projeto e emendas foram debatidos durante o evento
Audiência discutiu projeto que institui Plano Municipal de Mobilidade Urbana

Foi realizada pela Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana, a primeira audiência pública com o objetivo de debater o projeto de lei complementar 20/2022 instituindo o Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto — PLANMOB/RP 2022, que tramita no legislativo, e suas emendas.

A audiência em formato híbrido, foi conduzida pelo presidente da comissão, Marcos Papa (Podemos), e contou com a presença dos vereadores Renato Zucoloto (PP) e Ramon Todas as Vozes (Psol), a diretora do Departamento de Mobilidade Urbana, Hellem de Freitas Miranda, Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto – ACI-RP, e sociedade civil.

Após uma rápida apresentação do Plano de Mobilidade realizada por Hellem, a assessoria de Ramon apresentou as cinco emendas protocoladas pela comissão.

O prazo para vereadores e comissões terminou no final do mês de abril, atualmente somente a sociedade civil pode apresentar sugestões de emendas através da comissão.

O PLANMOB/RP tem como diretrizes a mobilidade para pessoas, transporte público coletivo de qualidade, mobilidade ambientalmente sustentável, mobilidade inteligente, eficiência logística e mobilidade metropolitana. Os principais objetivos são: ruas acessíveis e seguras, cidade Ciclável, uso racional do automóvel, confiabilidade, conforto e conveniência do transporte público coletivo, modicidade tarifária do transporte coletivo, baixo impacto ambiental do transporte urbano, monitoramento da mobilidade urbana, transporte de cargas em harmonia com as atividades urbanas e inclusão de usuários regionais aos sistemas de transporte local.

A composição do Conselho Municipal de Mobilidade, objeto de uma das emendas da comissão, foi discutido pelos presentes, assim como a política municipal de moradia.

O vereador Renato Zucoloto frisou a importância de o município começar a pensar em outros tipos de transportes, como o VLT, veículo leve sobre trilhos. O que Hellem explicou ser essencial a exploração e inclusão de outros tipos de transportes coletivo com qualidade e agilidade, mas são projetos de custo alto, e que um projeto de mobilidade leva cerca de 40 anos para ser totalmente implantado. Zucoloto também ressaltou como é preciso ter a cultura de priorizar o transporte coletivo “Antes de criar as leis precisamos criar a cultura no povo, mas só vamos incentivar e criar a cultura no povo a partir do momento que nós colocarmos à disposição deles um modal de transporte coletivo que seja bom”.

A importância do diálogo e discussão do assunto foi destacada por Ramon “Que a gente consiga ter ações que realmente fortaleçam a ideia do transporte coletivo, mas com medidas concretas e efetivas. ”

Encerrando a reunião, Papa comunicou que se houver alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, que seja encaminhado email para o seu gabinete marcospapa@marcospapa.com.br.

O projeto de lei complementar, assim como suas emendas, pode ser acessado no link: https://publico.camararibeiraopreto.sp.gov.br/consultas/materia/materia_mostrar_proc?cod_materia=NDE4Nzc0

A próxima audiência sobre o assunto será realizada dia 25 de maio às 18h30.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)