Audiência Pública debate aplicativos de transporte individual de passageiros

Parlamentares ouvem taxistas e condutores de apps
Audiência Pública debate aplicativos de transporte individual de passageiros

Fotos: Aline Pereira

O vereador Alessandro Maraca (MDB) realizou, na noite desta quarta-feira (21), audiência pública para debater o decreto do executivo municipal publicado no mês passado, que regulamenta o serviço de transporte individual privado remunerado de passageiros intermediado por aplicativos. Participaram também os vereadores Luciano Mega (PDT) e Paulinho Pereira (PPS).

O vereador Maraca explicou que o objetivo foi ouvir as pessoas interessadas para envio posterior das sugestões ao prefeito municipal, que deverá, junto ao legislativo, criar futuramente lei que trate sobre o caso, uma vez que em esfera federal já há projeto de lei em trâmite dispondo sobre o assunto. "Provavelmente ficará a cargo das prefeituras a regulamentação dessa modalidade de transporte, por isso a importância de ouvir os interessados", afirma Maraca.

Durante a reunião os vereadores realizaram a leitura da redação final do projeto de lei que tramita em Brasília. Foi aberta a palavra aos presentes e a discussão saudável sobre os principais pontos em questão, como por exemplo as condições em que trabalham os condutores de táxis e os motoristas de aplicativos. "É preciso que esse projeto de lei chegue o mais rápido possivel, por isso precisamos da ajuda do legislativo para a regulamentação. Não somos contra o aplicativo, mas sim contra a clandestinidade", declarou o taxista Atanael de Almeida. O motorista de aplicativo Elmo Albuquerque afirmou que os Apps exigem boa conduta dos condutores e permitem avaliações por parte dos usuários. "Há vários itens disponibilizados para avaliação dos passageiros. O serviço é similar ao táxi, nós também queremos a legalização. São famílias de ambos os lados que buscam o sustento de seus entes queridos", explana.

No final os vereadores agradeceram aos presentes e deixaram disponivel a ata do encontro a quem se interessar. "Eu fiquei satisfeito porque nós atingimos o objetivo da reunião, que era debater e encontrar caminhos", concluiu o vereador Mega.

Por Marco Aurélio Tarlá