Audiência Pública debate coleta seletiva em Ribeirão Preto

Autoridades do executivo debatem soluções com vereadores e população no plenário do legislativo
Audiência Pública debate coleta seletiva em Ribeirão Preto

Fotos: Thaisa Coroado

Na noite desta quarta-feira, 07 de agosto, o plenário do legislativo sediou audiência pública para tratar sobre a coleta seletiva em Ribeirão Preto.

Representantes das Secretarias da Administração, Meio Ambiente, Coordenadoria de Limpeza Urbana e o vereador Nelson das Placas (PDT) participaram da reunião. O vereador Marcos Papa (Rede), propositor da audiência, presidiu o encontro e apresentou os indicadores históricos de coleta seletiva e recuperação de materiais reciclados no município. Com dados do Ministério das Cidades captados pelo Instituto Ribeirão 2030, Papa mostrou o quanto a cidade ainda está distante do ideal, com taxas inferiores às de cidades de porte semelhante no estado.

Segundo o levantamento em 2017, 0,23% de todo o lixo doméstico, comercial ou em feiras livres produzidos em Ribeirão Preto foram efetivamente reciclados por ação do Poder Público, sendo que a população produziu cerca de 214.383 toneladas de lixo, sem considerar os resíduos de serviços da saúde e construção civil. Desse número, apenas 485 toneladas foram recuperadas.

De acordo com a administração municipal, os serviços de coleta foram expandidos de 37 para 129 bairros, que serão atendidos pelo novo contrato firmado entre prefeitura e empresa Estre SPI Ambiental S/A, e mais 20 pontos de coleta. Além disso, o contrato prevê que a empresa realize ampla divulgação dos serviços através dos diversos meios de comunicação.

"Concomitantemente à ampliação de bairros atendidos, nós sabemos que a coleta seletiva não pode ser dissociada da educação ambiental, por isso, além do trabalho de divulgação por panfletagem e meios de comunicação, temos projeto em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e Educação para levarmos a cultura da coleta às crianças", afirmou a secretária de administração, Marine de Oliveira Vasconcelos.

A secretária do Meio Ambiente, Sônia Borges de Oliveira também reforçou a importância da conscientização da população nos avanços, uma vez que as primeiras fases do processo de coleta seletiva são realizadas em domicilio.

"Estamos fazendo projetos principalmente na área de educação ambiental, tanto para crianças quanto população em geral, já que a contribuição da população é fundamental no momento em que os resíduos são gerados e a separação é feita", afirmou.

Papa lembrou que a coleta seletiva envolve questões econômicas, ambientais e sociais, e salientou a importância da consolidação do Plano de Saneamento Básico, que deverá ser votado no ano que vem na Câmara. Citou os pilares do saneamento, sendo estes os resíduos, água, esgotamento sanitário e drenagem, e chamou a responsabilidade para o desenvolvimento da cidade.

"A responsabilidade é da sociedade como um todo, por isso a importância da audiência pública, que chama o tema para o debate. Assim vamos levar a nossa cidade ao patamar de saneamento e coleta que ela merece. Nós temos que colocar a mão na massa e adotar as medidas que estão ao nosso alcance", reforçou Papa.

Por Marco Aurélio Tarlá