Câmara discute projeto que institui 3º lote de árvores imunes ao corte

Projeto de lei especifica nove exemplares no município que deverão ser protegidas do corte ou poda radical
Câmara discute projeto que institui 3º lote de árvores imunes ao corte

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto realizou nesta segunda-feira, 04 de julho, audiência pública com o objetivo de discutir o projeto de lei nº 17/2022, que institui o terceiro lote de árvores imunes ao corte no município de Ribeirão Preto, de autoria do vereador André Rodini (Novo).

A audiência foi conduzida pelo autor da matéria e acompanhada por representantes da Secretaria do Meio Ambiente e coletivos ligados ao plantio de árvores.

O projeto especifica nove exemplares de Ficus Elástica, espécie ornamental, conhecida pelo nome comum de árvore da borracha, planta da borracha ou falsa seringueira, frequentemente utilizada como árvore de interior e como ornamental em zonas tropicais e subtropicais.

Os exemplares estão situados nos seguintes logradouros:

1. Avenida Fábio Barreto, próximo ao número 41.
  2. Rua Edgar Rodrigues, próximo ao número 32.
  3. Avenida Costabile Romano, próximo ao número 2382.
  4. Rua Padre Anchieta., próximo ao número 912.
  5. Rua Vitor Rebouças, 759.
  6. Rua Síria, próximo ao número 329.
  7. Rua Maria Cristina Moreira, próximo ao número 106.
  8. Avenida Costa e Silva, próximo ao número 1751.
  9. Rua Orlândia, próximo ao número 618, esquina com a rua Itapura.

Após breve apresentação sobre o projeto, Rodini explicou que existem leis anteriores protegendo outras espécies de árvores no município, e o quanto é importante para a cidade a preservação, evitando desta forma, o corte ou poda radical.

O vereador ainda ressaltou que essas espécies promovem a umidificação do microclima e amenizam as altas temperaturas, permitem a infiltração das águas de chuva, diminuindo o escoamento superficial, e contribuem para diminuir a poluição do ar em função da capacidade da folhagem das árvores de reter partículas suspensas na atmosfera.

Após algumas contribuições dos presentes, o vereador finalizou observando que as propostas irão embasar o projeto em questão.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)