Câmara na Escola recebe alunos da rede municipal em visita guiada

Alunos das Escolas Municipais “Prof. Anísio Teixeira” e “Prof. Dr. Paulo Monte Serrat Filho” participaram do programa que difunde a história do Legislativo e o papel da Câmara Municipal.
Câmara na Escola recebe alunos da rede municipal em visita guiada

Fotos: Newton Barbosa / Thaisa Coroado

Nos dias 26 e 27 de março o Programa Câmara na Escola recebeu as primeiras visitas de alunos da rede municipal deste ano. Foram duas turmas da EMEF Prof. Anísio Teixeira, acompanhadas do professor de Geografia, Euclides Oliveira, e uma turma da EMEF Prof. Dr. Paulo Monte Serrat Filho, acompanhada pelo Professor Elcio Luiz Ferreira, também de Geografia.

A diretora da EMEF Prof. Anísio Teixeira, professora Cacilda Vieira Barreto, destacou que a escola procura aproveitar ao máximo a participação no Programa Câmara na Escola. “Os alunos são preparados e orientados a fazer perguntas. Depois, dentro da disciplina de Geografia, eles terão que fazer um trabalho sobre o assunto. Percebo que eles se tornam mais críticos, aprendem a dialogar, a questionar e a querer saber mais”, afirma.

A servidora responsável pelo programa, Flávia Strabeli, conduz o grupo pelos vários ambientes do Legislativo, como a Galeria Anita Malfati, com exposição permanente de painéis com informações históricas e móveis e utensílios antigos; a Galeria dos Presidentes, o Plenário e gabinetes dos vereadores. Os alunos também aprendem sobre o funcionamento da Câmara de Vereadores, como são feitos os projetos de lei e a sua votação em Plenário. Os jovens conversam com vereadores e tiram dúvidas. Nessas primeiras visitas ao Câmara na Escola, eles foram recebidos no plenário pelos vereadores Fabiano Guimarães (DEM), Boni (REDE) e Maurício da Vila Abranches (PTB).

O vereador Jean Corauci (PDT), coordenador do Programa Câmara na Escola, destaca que a parceria de apoio com a Secretaria Municipal da Educação, que passou a garantir o transporte permanente dos estudantes de todas as escolas municipais, possibilitou que o programa fosse implantado de forma efetiva nesta Legislatura.

As escolas públicas e privadas podem participar do Programa Câmara na Escola, agendando as turmas pelo telefone 3607-4160, ou pelo email: camaranaescola@camararibeiraopreto.sp.gov.br. As visitas à sede do Poder Legislativo Municipal acontecem diariamente das 8:00h às 11:30h e das 14:00 às 16:30h e contarão com a participação dos vereadores durante as visitações.

Por Câmara na Escola