Câmara homenageia Mercadão Municipal pelo aniversário de 118 anos

Moção de Aplausos e Congratulações foi entregue pelo presidente Igor Oliveira
Câmara homenageia Mercadão Municipal pelo aniversário de 118 anos

Fotos: Assessoria Presidência

O Mercado Municipal, conhecido por todos como Mercadão, um dos pontos mais tradicionais de Ribeirão Preto completa hoje 118 anos.

Para comemorar a data, a direção do local preparou uma programação especial de aniversário, que começou com um culto ecumênico.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Igor Oliveira (MDB), esteve presente e prestigiou o início das festividades.

"O Mercado Municipal é um patrimônio do povo de Ribeirão Preto. Uma referência para toda a região. Não é difícil ir até uma cidade vizinha e alguém indicar o local como ponto de partida da nossa cidade. É um sinônimo de cultura para a nossa gente e parada obrigatória para quem quer conhecer um pouco da nossa história" – disse Igor.

O presidente também aproveitou a oportunidade para entregar aos comerciantes um diploma com Moção de Aplausos e Congratulações. A propositura foi aprovada em plenário por unanimidade na sessão da última terça-feira (25).

"Fiz essa Moção e todos os vereadores da Câmara Municipal aprovaram a homenagem porque entendem a importância do Mercadão para a nossa cidade" -  disse.

O Mercadão

O Mercado Municipal, localizado na Rua São Sebastião, número 30, conta com 152 boxes, numa área construída de 4.150 m², que oferecem os mais diversificados produtos. O prédio, iniciado em 1899 e concluído em 1900, é tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) desde 1993 e, através das leis Municipais nº 6.597 e nº 10.250, reconhecido como Patrimônio Histórico e ponto turístico do município.

Algumas catástrofes atingiram o Mercado Municipal, como as enchentes e o destruidor incêndio, em 7 de outubro de 1942, causado por um curto-circuito elétrico. Este incêndio queimou praticamente todo o prédio, tornando-o inabitável.

Em 1956, surgiu a proposta da construção de um novo Mercado Municipal. Com a ajuda do estado, esta ideia tornou-se possível e, em 28 de setembro de 1958, o então prefeito Costábile Romano inaugurou o novo prédio.

Por Assessoria Presidência