Início do Conteúdo

Câmara integra evento sobre Agenda 2030 da ONU na cidade

Encontro na USP deu início a uma série de reuniões públicas pelo progresso de Ribeirão e região
Câmara integra evento sobre Agenda 2030 da ONU na cidade

O presidente do Legislativo, vereador Alessandro Maraca (MDB) participou, na noite desta quarta-feira, 16 de março, de um evento na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP.

O encontro é parte de um projeto que tem por finalidade debater questões políticas de diversas áreas, em que visa o progresso e implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU, em Ribeirão Preto e região metropolitana.  

O evento deu início a uma série de reuniões públicas que debaterão de forma crítica, até o dia 28 de setembro, o processo de implementação dos objetivos propostos. Serão 17 temas em destaque, entre os quais estão: erradicação da pobreza, agricultura sustentável, qualidade na educação, igualdade de gênero e crescimento econômico.

"São temas fundamentais e nós precisamos, além de trazer à tona a discussão, nos colocar à disposição enquanto Câmara Municipal. Daqui sairão ideias que podem se tornar projetos de lei, mas o mais importante é darmos exemplo, como temos feito quanto à sustentabilidade com a implantação da energia solar fotovoltaica e o projeto Câmara sem papel", afirmou o presidente Maraca.  

Participaram também o vereador Marcos Papa (Cidadania) e autoridades do Poder Executivo, além de representantes do universo acadêmico e integrantes das organizações da sociedade civil. A Câmara Municipal, como membro do projeto e órgão responsável pela elaboração das leis, mais uma vez se faz presente e valida sua essência progressista. 

"Nós apresentamos na Câmara um projeto de lei profundo e detalhado que cuida da agenda 2030, e pode oferecer um caminho para a prefeitura seguir. A proposta é que nós cuidemos na cidade desses 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que a ONU propõe, pois é nosso dever", afirmou Papa.

A previsão é que, além de seminários, haja minicursos com foco nos estudantes, para contextualização dos temas e elaboração de vídeos de formação para gestores públicos; e publicação de um livro com as conclusões.  

Texto: Marco Aurélio Tarlá (MTB 64.025/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50.170/SP)