Câmara municipal lança aplicativo para ampliar medidas de transparência

Munícipe terá através do celular ferramentas para fiscalizar o Legislativo

Câmara municipal lança aplicativo para ampliar medidas de transparência

Fotos: Aline Pereira

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto dá mais um passo rumo à transparência. Foi assinado na manhã de hoje o contrato entre o Legislativo e a Coderp para a implantação de um aplicativo para smartphones. A nova ferramenta é uma extensão do site da Casa de Leis e terá acesso total ao banco de dados, fornecendo de forma clara e direta informações para os usuários.

Projetada tanto para IOS quanto Android, a plataforma permitirá aos munícipes acessarem informações dos parlamentares, assessores, servidores, gastos dos gabinetes, projetos, licitações e frota de veículos.

"O aplicativo é uma inovação e coloca a Câmara de Ribeirão Preto um passo a frente. É importante que as pessoas tenham cada vez mais ferramentas que facilitem a fiscalização e a nova plataforma é um braço de tudo o que já disponibilizamos no site do Legislativo. O portal, aliás, cumpre todas as normas da lei da transparência aprovada em 2009 e também da Lei de Acesso à Informação, de 2011. Estamos tornando nossa Câmara uma das mais transparentes do país" – disse Igor.

O custo para implantação da ferramenta é de R$ 30 mil e será entregue em até 45 dias. Todo o processo de licitação foi acompanhado e aprovado pelas comissões permanentes da Câmara. O valor apresentado pela Coderp foi o mais barato.

"Nós estamos atentos a toda demanda financeira do Legislativo. Desde o início da nossa gestão temos feito cortes no orçamento. No caso do aplicativo também fomos muito rigorosos até encontrarmos o menor preço do mercado" – comentou o presidente.

Além da criação, a manutenção e hospedagem também ficarão a cargo da Companhia, e o contrato tem validade de 12 meses. O presidente e os demais vereadores da Mesa Diretora tiveram papel fundamental no lançamento do aplicativo. Todos participaram desde o início na elaboração da plataforma, dando sugestões para o aperfeiçoamento da ideia.

"Mais uma ferramenta de transparência a favor da população" – comentou o primeiro-secretário Lincoln.

"A possibilidade de consulta das informações da Câmara via celular aproximará ainda mais a população do poder Legislativo, fortalecendo o controle social e a própria força da Casa de Leis" – afirmou o segundo-secretário Fabiano Guimarães.

"Essa legislatura faz história a medida que marca avanços até então inalcançados. Tenho certeza de que o aplicativo é mais um feito histórico" – disse o primeiro-vice Orlando Pesoti.

"Mais uma vez a Câmara dá mostras de usar a tecnologia para aproximar o cidadão e tornar todos os processos o mais transparentes possível. Ainda precisamos avançar mais, porém, esse é mais um passo significativo" – finalizou o segundo-vice Alessandro Maraca.

Por Assessoria da Presidência