Câmara Municipal realizou audiência pública sobre cuidados paliativos

Câmara Municipal realizou audiência pública sobre cuidados paliativos

No início da noite desta quarta-feira, 24 de novembro, foi realizada em formato híbrido audiência pública para discutir sobre cuidados paliativos.

Abrindo a audiência, o presidente da Câmara, Alessandro Maraca (MDB), explicou, inclusive citando episódio pessoal, da importância dos cuidados paliativos.

O vereador Zerbinato (PSB), proponente da audiência, conduziu a reunião que contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal da Saúde, Centro Médico, Hospital Estadual, Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo, Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Fundação Santa Lydia, Escola de Enfermagem da USP-RP, Instituto Lotus de Cuidados Paliativos de Ribeirão Preto e OAB-RP, além da vereadora Glaucia Berenice (DEM) e o médico e ex-vereador Luciano Mega.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”.

O objetivo da audiência foi ouvir a sociedade civil e as pessoas com expertise na área de Cuidados Paliativos. E os temas discutidos foram acerca do projeto de lei 104/2020, que institui o Programa Municipal de Cuidados Paliativos, inclusão dos Cuidados Paliativos na Rede de Atenção à Saúde, integralidade e Longitudinalidade em Cuidados Paliativos.

A primeira convidada a usar a palavra, professora e doutora Marysia Mara Rodrigues do Prado de Carlo, representando o Instituto Lótus, e destacou a importância dos cuidados paliativos para o paciente e familiares. Citou ainda legislações que determinam que o SUS tem de oferecer este serviço aos usuários que necessitem.

Também foi apresentado as ações a serem ofertadas neste tipo de acolhimento, o esclarecimento de dúvidas, temores e falsos conceitos aos pacientes, familiares e cuidadores, atendimento de equipe multidisciplinar com equipe composta por assistente social, enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente espiritual, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, entre outros.

O projeto de lei que tramita na Câmara, de autoria do vereador Alessandro Maraca, que institui o Programa Municipal de Cuidados Paliativos, esclarece que cuidados paliativos oferecem assistência humana e compassiva para os pacientes que se encontram nas últimas fases de uma doença que não pode mais ser curada para que possam viver o mais confortavelmente possível e com a máxima qualidade, focando na pessoa e não na doença, tratando e controlando os sintomas, para que os últimos dias de vida sejam dignos e com qualidade, cercado de seus entes queridos.

Também fizeram apresentações de trabalhos desenvolvidos e dados sobre o tema a geriatra e médica do Hospital Estadual de Ribeirão Preto, Maria Izaura Sedoguti Scudeler, a médica oncologista do Hospital do Servidor Estadual, Dalva Yukie Matsumoto, e Miria Avelino Prado, coordenadora do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Secretaria da Saúde.

Em seguida foi aberta a palavra aos presentes que contribuíram de forma positiva com o intuito da audiência.

A íntegra do evento pode ser acessada através do link: https://www.youtube.com/watch?v=AE2lrPk7ytQ

Galeria de fotos do evento: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=camararibeirao&set=a.6472939376081122

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)