Na manhã desta segunda-feira (27), o Ministério Público, a Prefeitura e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) celebraram um acordo para a preservação do imóvel onde será implantada a unidade do IFSP na cidade. Com o acordo, o Instituto Federal se comprometeu a iniciar as obras de recuperação e revitalização do prédio em até 120 dias.
A Câmara Municipal esteve representada através dos vereadores Bigodini (MDB), Danilo Scochi (MDB), Duda Hidalgo (PT), Igor Oliveira (MDB) e Matheus Moreno (MDB).
O projeto, resultado de um longo processo, avança para transformar a antiga fábrica Cianê, localizada no bairro Campos Elíseos, em um centro de excelência acadêmica. A Lei que autorizou a doação da área para a construção da primeira unidade do IFSP em Ribeirão Preto foi sancionada em março do ano passado. A área de 39 mil m² ocupa o terreno onde funcionaram as Indústrias Reunidas Matarazzo e a Companhia Nacional de Estamparia S/A (CIANE), na Avenida Marechal Costa e Silva, nº 1.111.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
É uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, que atua nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas.