Câmara realiza “Mulheres na Política”, projeto de iniciativa do vereador Luciano Mega

Com o apoio da Escola do Parlamento, evento será realizado em anos alternados

Foto: Allan S. Ribeiro

Será realizado no dia 15 de de dezembro no plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, o evento “Mulheres na Política”. De iniciativa do vereador Luciano Mega (PDT), a solenidade será realizada em anos alternados, com o apoio da Escola do Parlamento.

É notório a crescente importância do papel da mulher nos postos de trabalho, no rendimento familiar e no cenário eleitoral, sendo eleitora ou candidata a algum cargo efetivo.

Registra-se que as mulheres ocupam cargos mais precários no mercado de trabalho, a remuneração feminina ainda é inferior aos homens e, politicamente, as mulheres ocupam somente dez por cento das cadeiras parlamentares da Câmara dos Deputados e dezesseis por cento no Senado Federal.

O Brasil ocupa hoje o 116º em ranking de 190 nações na sua participação feminina no Parlamento. Para o Legislativo Municipal há 7 vereadores para uma mulher vereadora.

Ressalta-se que a representatividade é cada vez maior das candidatas, porém a mulher ainda é vítima de preconceitos, exclusões e violência.

Apesar das barreiras encontradas, a mulher tem seu brilho ampliado. Atualmente as mulheres venceram vários paradigmas, e aos poucos estão ocupando espaço e ampliando a incidência, bem como a participação política.

Com a participação da vereadora Gláucia Berenice (PSDB), Dilma Cunha da Silva (PMDB), prefeita Cássia dos Coqueiros, Angela Isabel Caverçan de Oliveira (PTB), vice-prefeita Altinópolis, Edna Verdelho (PDT) vereadora Miguelópolis, Raquel Monteiro representante PT/RP, Regina Brito do Conselho Municipal da Mulher RP, Renata Corrêa – ALIMCE/RP, Tânia Correa do PMDB Mulher RP, entre outras.