Início do Conteúdo

Câmara realizou segunda audiência pública sobre o Plano de Mobilidade

Projeto tramita na Câmara e ainda pode receber emendas
Câmara realizou segunda audiência pública sobre o Plano de Mobilidade

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto, através da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana, realizou a segunda audiência pública em formato híbrido, com o objetivo de debater o projeto de lei complementar 20/2022 instituindo o Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto — PLANMOB/RP 2022, que tramita no legislativo, e suas emendas.

O presidente da comissão, Marcos Papa (Podemos), presidiu a audiência, que teve a participação do vereador e membro da comissão Ramon Todas as Vozes (Psol), o chefe de Divisão de Gerenciamento de Contrato da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Leandro Cavalca Ruggiero, e a arquiteta e urbanista, especialista em mobilidade urbana, Kelly Cristina Fernandes Augusto, representantes da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto – ACI-RP e Mobicicleta.

Inicialmente foi apresentada pela arquiteta um trabalho desenvolvido sobre mobilidade urbana, com dados sobre origem-destino, classe social, gênero e raça. A apresentação foi elogiada por Leandro que relatou que a última pesquisa em Ribeirão Preto sobre origem-destino, foi publicada em 2012, e existe intenção de realizar nova pesquisa no próximo ano, e ainda fará a sugestão de incluir um questionário minucioso como o trabalho apresentado.

Foi reforçada a necessidade de modificar a composição do conselho, assim como a criação do Fundo de Mobilidade Urbana.

O representante do coletivo Mobicleta apresentou algumas sugestões priorizando o modal cicloviário.

Papa apresentou as emendas já protocoladas pelos vereadores e comunicou que tem recebido muitas sugestões por e-mail, e que todo cidadão pode continuar enviando através dos e-mails dos membros da comissão.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)