Câmara recebe exposição em homenagem ao Dia da Síndrome de Down

Câmara recebe exposição em homenagem ao Dia da Síndrome de Down

Por: Silvia Morais - Foto: Allan S. Ribeiro

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto, em deferência ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março, recebeu a Exposição de fotos “Olhares curiosos e Criativos” realizada pela Ribdown (Associação de Down de Ribeirão Preto) com fotos produzidas por alunos que frequentam a Associação de Síndrome de Down de Ribeirão Preto.

O presidente da Câmara, Linconl Fernandes (PDT) enfatizou a importância desse evento “Estamos muito felizes por receber na Câmara Municipal de Ribeirão Preto a primeira exposição de fotos “Olhares Curiosos e Criativos. Esse trabalho conscientiza a sociedade sobre a inserção e a competência das pessoas com Síndrome de Down, mais do que isso, por meio dessas iniciativas eles descobrem o próprio potencial. ”

"Fica o agradecimento ao Fabricio Freitas, presidente da Ribdown, aos pais e familiares que vieram prestigiar a exposição realizada por esses garotos e garotas, os fotógrafos e verdadeiros artistas que querem estudar e trabalhar, como todo cidadão. O que posso garantir a todos vocês, é que essa Câmara, está extremamente empenhada em trabalhar pelos direitos das pessoas com deficiência. Direitos esses que são os mesmos de todos nós, com algumas particularidades, trabalhando sempre com a equidade de dar mais para quem precisa de mais. Se todos respeitassem a adversidade, a necessidade de trabalho pela inclusão seria menor." agradeceu o vereador Luciano Mega (PDT), presidente da Comissão Permanente de Direito às Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal.

Fabricio de Freitas, que ocupa o cargo de presidente da associação,explicou que a entidade a mais de 20 anos realiza o trabalho de inclusão das pessoas com Síndrome de Down.

O Dia Internacional da síndrome de Down tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.

Segundo a página oficial do Programa de Inclusão de Pessoas com deficiência, A síndrome de Down não é uma doença, e sim uma falha genética, que acontece na divisão celular do óvulo, que resulta em um par a mais no cromossomo 21, chamada trissomia.

No Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas com síndrome de Down, segundo dados do IBGE. A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional aumenta sua possibilidade de desenvolvimento, além de reforçar para sociedade a necessidade de respeito às diferenças, quaisquer que sejam.