Câmara recebe projetos que melhoram a vida das pessoas com deficiência

Câmara recebe projetos que melhoram a vida das pessoas com deficiência

Por: Assessoria gabinete Igor Oliveira - Foto: Divulgação gabinete

Na manhã desta quinta-feira (8), o presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Igor Oliveira (MDB), participou da Apresentação de Projetos de leis que criam benefícios às pessoas com deficiências.

Na cerimônia de lançamento, realizada na Sala dos Espelhos do Theatro Pedro II, estavam vários representantes de entidades ligadas aos deficientes, além do prefeito Municipal, Duarte Nogueira, e o vice-prefeito e secretário da Assistência Social, Carlos Cezar Barbosa, a presidente do Conselho Municipal de Promoção e Integração das pessoas com Deficiência, Lilian Aparecida Sacutti Luchesi, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samanta Pineda, e o vereador Luciano Mega (PDT).

Uma das propostas apresentadas pelo executivo transforma o COMPPID (Conselho Municipal de Promoção e Integração das Pessoas Portadoras de Deficiência) em Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. O novo órgão passa a ser deliberativo, com obrigação de elaborar políticas para as pessoas com deficiência.

O segundo Projeto de Lei trata da criação do Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência, abrindo a possibilidade de recebimento de verbas por diversos setores.

Por fim, a Prefeitura vai encaminhar para apreciação da Câmara Municipal um PL que visa garantir às pessoas com deficiência isenção de tarifa do transporte público urbano coletivo.

Tornar o Conselho deliberativo e gestor de um fundo municipal e proporcionar transporte gratuito as pessoas com deficiência que realmente necessitam são importantes conquistas dessas pessoas e seus familiares – afirmou o vereador Luciano Mega.

Após a apresentação das novas ideias os projetos seguem para a apreciação dos vereadores na Câmara Municipal.

Infelizmente encontramos muitas situações precárias nesse sentido, principalmente em cidades menores. Um desrespeito aos deficientes! Ribeirão já tem uma estrutura montada, mas claro, precisa melhorá-la.

Entendo que grandes avanços foram dados hoje - disse Igor.