Câmara reúne público interessado em saber como utilizar melhor seus recursos

Câmara reúne público interessado em saber como utilizar melhor seus recursos

Foto: Aline Pereira

A primeira Oficina de Educação Financeira da Câmara, que aconteceu no último dia 10 de novembro, no Plenário da Casa de Leis.

Servidores da Câmara, alunos do Curso Técnico de Administração da ETEC José Martimiano da Silva e comunidade em geral, ouviram atentos às dicas dos integrantes do Clube de Mercado Financeiro da FEARP/USP, que participam do Projeto de Extensão “Pé de Meia”, os quais ministraram a oficina.

Entre os assuntos abordados estiveram o endividamento das famílias brasileiras; a importância de se planejar a longo prazo, poupar e investir a renda de forma correta. Foram ressaltados também a utilização dos cartões de créditos com moderação, como renegociar as dívidas com o banco e as formas de financiamento (crédito pessoal, crédito consignado, crédito imobiliário e veículo).

Para o diretor presidente e o coordenador da Escola do Parlamento, Edgar Prandini e Eli Zacarias, a oficina realizada pelos alunos da FEARP – USP foi um sucesso, pois contou com um diversificado público e o conhecimento oferecido com certeza será de grande utilidade para todos os participantes.

De acordo com eles, a parceria com a Universidade, através dos integrantes do Projeto Pé de Meia, foi muito valiosa e será mantida para as próximas oficinas de educação financeira que se realizarão a cada ano.

O vereador Fabiano Guimarães (DEM), autor do projeto de Resolução que instituiu oficinas de Educação Financeira todos os anos na Câmara, agradeceu o apoio da Escola do Parlamento e a parceira do Clube de Mercado Financeira da FEARP-USP de Ribeirão Preto.

“A oficina deixou aos participantes uma ideia das ferramentas básicas de planejamento financeiro. Certamente os servidores poderão passar isso para os seus filhos e seus familiares. E esse é o primeiro passo para que os mesmos busquem informações mais direcionadas ao assunto”, completa o vereador.

O trabalho dos membros do Clube de Mercado Financeiro da FEARP-USP já atingiu cerca de 6500 pessoas em 21 cidades de sete estados brasileiros. Foi eleito o melhor projeto da área de Humanidades da Universidade de São Paulo em 2015 e vencedor do Prêmio PRME de Entidade