Câmara sedia lançamento de Fórum para combate ao trabalho infantil

Plenário do legislativo recebeu diversas autoridades para discutir soluções em Ribeirão
Câmara sedia lançamento de Fórum para combate ao trabalho infantil

Fotos: Thaisa Coroado

Aconteceu no dia 12 de junho, no plenário do legislativo, o lançamento do Fórum Municipal de Prevenção, Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. O evento foi marcado pelo Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, e visa alertar a comunidade e as diferentes esferas de governo sobre essa prática ainda comum em todo o mundo.

"Devemos nos colocar no lugar dessas crianças que vivem nas ruas e buscar soluções para o problema. O Fórum tem a finalidade de apontar os porquês dessa situação, mostrando em quais regiões da cidade o trabalho infantil é mais recorrente, e quais ferramentas serão mais eficazes no combate a isso", afirma a vereadora Gláucia Berenice (PSDB), propositora do Fórum.

Diversas autoridades de Ribeirão Preto e região participaram do encontro, que recebeu além do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e o secretário de Assistência Social, Guido Desinde Filho, representantes da Secretaria Municipal da Educação, 12ª Subseção da OAB de Ribeirão Preto, Fundet, SENAC, SENAI, universidades, Consegs, entidades, representantes da Defensoria Pública e magistratura.

"O trabalho infantil, além de não agregar em nada na vida das crianças, perpetua a pobreza na vida das famílias. Nesse Fórum queremos criar interlocução mais ágil entre todos os entes públicos e entidades da sociedade civil que atuam nesse seguimento", afirmou o Juiz do Trabalho Társio Vidotti.

A partir do Fórum, a expectativa da vereadora Gláucia é reunir periodicamente todos os envolvidos no combate ao trabalho infantil na região. Os encontros estão previstos para acontecer nas últimas sextas-feiras de cada mês na sala de comissões do legislativo.

"O trabalho precoce rouba a infância, a saúde, a educação e o futuro das crianças, por isso vamos discutir e encontrar saídas para a erradicação desse problema que faz tantas vítimas todos os dias", conclui.

Por Marco Aurélio Tarlá