Câmara sediará audiência para debater a situação dos animais de rua

Encontro marca o encerramento dos trabalhos da CPI que investiga casos de eutanásia praticados pela CBEA
Câmara sediará audiência para debater a situação dos animais de rua

Fotos: Allan S. Ribeiro

Presidente da CPI da Eutanásia, o vereador Marcos Papa (Rede) promoverá uma audiência pública para debater a situação dos animais de rua de Ribeirão Preto. Aberta ao público, a reunião será no dia 24 de abril, das 18h às 21h, no plenário da Câmara.

A audiência deve marcar o encerramento dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga casos de eutanásia praticados pela CBEA (Coordenadoria de Bem-Estar Animal). “Todos os itens debatidos na audiência pública constarão em um documento que será posteriormente enviado ao prefeito e também ao Ministério Público. É fundamental que protetoras, ativistas e as pessoas que gostam de animais participem da audiência, dêem a sua contribuição”, ressaltou Marcos Papa.

Para o vereador, a CPI conseguiu avanços importantes na CBEA, como mais um veterinário para a equipe e reestruturação da farmácia, que tinha quatro medicamentos e atualmente tem 50, porém, a administração não dá à causa animal a atenção e os investimentos necessários.

“Intermediamos uma reunião entre o prefeito, protetoras e ativistas, no ano passado, e o segundo encontro marcado para depois de um mês nunca ocorreu. O prefeito cancelou três vezes e não voltou a reagendar. Falta ao governo entendimento de que causa animal e saúde pública estão atrelados. O descaso é grande”, frisou.

No final do ano passado, a empresa que recolhia animais de grande porte soltos em via pública suspendeu o serviço - um mês antes do término do contrato - por falta de pagamento. A Prefeitura fez uma nova licitação, no início deste ano, mas o processo acabou sendo suspenso após indícios de irregularidades.

O presidente da CPI da Eutanásia defende que a Transerp assuma o novo contrato para recolhimento de animais de grande porte soltos em via pública, em conformidade com o artigo 269 do Código Nacional de Trânsito.

“Aproveitaremos a audiência pública também para discutir uma possível fusão do Combea, o Conselho Municipal de Bem-Estar Animal, com o Comdema, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, e a utilização de parte do fundo de Meio Ambiente, que está hoje em torno em R$ 3 milhões, para castração animal”.

Por Assessoria Marcos Papa