CEE da Coderp ouve ex-integrantes do Conselho Fiscal

Vereadores sabatinaram atuais secretário de Governo e auditora geral do município
CEE da Coderp ouve ex-integrantes do Conselho Fiscal

O vereador André Rodini (Novo) presidiu, na tarde desta terça-feira (09), reunião da Comissão Especial de Estudos (CEE) destinada a estudar e acompanhar a viabilidade financeira da Coderp - Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto e sua continuidade operacional.

A empresa de economia mista foi instituída em 1972 e tem por finalidade oferecer serviços de tecnologia da informação e comunicação com modernidade, sustentabilidade e eficiência, de modo a estimular e fortalecer o desenvolvimento econômico e qualidade de vida do município de Ribeirão Preto e região.

Participaram do encontro os membros Renato Zucoloto (PP) e Zerbinato (PSB), além dos convidados Antonio Daas Abboud, secretário de Governo do município e ex-conselheiro fiscal da Coderp, bem como  Cibelle Amorim, ex-conselheira fiscal da empresa e atual auditora geral do município.

Abboud disse que participava de reuniões do conselho para analisar as contas da Coderp nos períodos que a legislação prevê, além dos encontros feitos para assembleia, dos quais participava como ouvinte. Segundo ele, as reuniões do Conselho Fiscal são realizadas na Coderp mediante convocação pública, sempre antes da publicação do balanço anual.

Cibelle explicou que entre as atribuições do Conselho Fiscal da empresa estão: amenizar as demonstrações contábeis, fiscalizar as finanças, gerir patrimônios  e dar parecer com base no relatório da auditoria independente. Sobre as reuniões do conselho, informou que é feita uma por ano registrada em ata na junta comercial para aprovação das demonstrações contábeis, documentos que são arquivados pelo setor de contabilidade da Coderp.

Em relação à continuidade operacional da empresa, a ex-conselheira relatou que o Conselho Fiscal elaborou parecer com ressalvas e solicitação de estudos sobre a continuidade dos trabalhos devido à sua insolvência, que é quando o estado de dívidas da empresa é superior ao patrimônio.

A íntegra do evento está disponível no canal do youtube da TV Câmara Ribeirão. A próxima reunião da comissão será no dia 11 de novembro, às 16h.

Texto: Marco Aurélio Tarlá (MTB 64.025/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)