CEE da Covid ouve membros da Secretaria da Saúde e Coderp

Membros da comissão questionaram sobre o programa de vacinação e desempenho da plataforma de agendamento do site da prefeitura
CEE da Covid ouve membros da Secretaria da Saúde e Coderp

A Comissão Especial de Estudos que analisa a utilização das verbas públicas para o combate à pandemia de covid-19 em Ribeirão Preto, voltou a se reunir na tarde desta terça-feira, 26 de outubro. Presidida pelo vereador Sérgio Zerbinato (PSB), a CEE contou com as presenças da vereadora Duda Hidalgo (PT), de representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da diretoria de Tecnologia da Informação (TI) da Coderp. O vereador Marcos Papa (Rede), participou da reunião de forma remota.

As servidoras da Secretaria da Saúde explicaram que os testes de PCR para Covid foram adquiridos em parceria com a Fipase e os testes rápidos por meio de licitação. Disseram ainda que todos os funcionários do setor foram testados, e que foram efetuados cerca de 17 mil testes durante o ano de 2020. Sobre o plano de vacinação, as servidoras explicaram que devido ao modo como as doses foram distribuídas, muitas vezes a carga chegava à noite e tinham que ser disponibilizadas já na manhã seguinte. "Tivemos que aprender fazendo, pois não havia uma linearidade na distribuição. A gente tinha que se adequar de acordo com a chegada das remessas de vacinas". Um estudo foi apresentado demonstrando o panorama geral do enfrentamento da pandemia no município.

Zerbinato questionou o diretor de T.I. da Coderp, Henry Smith, sobre o processo de informação aos munícipes por meio do site da prefeitura e também sobre o programa de agendamento das vacinas. O vereador quis saber se houve problemas com esses processos e que tipo de tecnologia a autarquia teve de aplicar para que não houvesse atraso. "É claro que houve alguns problemas, mas felizmente, nós conseguimos superá-los de forma satisfatória e em um tempo reduzido pra atender aos munícipes da forma mais adequada. E todos os recursos aplicados foram municipais", afirmou o diretor.

O representante do Comitê de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19, João Paulo Batista, criticou a forma com que, não apenas o município, mas o país como um todo lidou com a chegada do vírus. "O Brasil não tomou as providências necessárias para combater o vírus antes que ele chegasse aos hospitais. E o que nos levou a criar esse comitê foi justamente esse problema com a testagem que não foi feita da maneira adequada. Nem na esfera federal, nem na estadual e muito menos na municipal", criticou Batista.

O vereador Marcos Papa (Rede) comentou sobre o absurdo do negacionismo e do apego de certas pessoas sobre a utilização de medicações sem comprovação científica no combate à pandemia de Covid-19. "É absolutamente surreal que as pessoas continuem a acreditar que a queda no número de internações e mortes por covid tenham a ver com uma suposta aplicação de doses cavalares de cloroquina e ivermectina e não pelo avanço da vacinação", disse Papa.

Ao final da reunião os membros da comissão aprovaram o requerimento para oitivas de representantes da Secretaria municipal de Justiça e Corregedoria Municipal.

Texto: André Luís de Jesus (MTB/32.880)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)