CEE da Nove de Julho realiza a primeira oitiva

A primeira oitiva acontece hoje, 01 de outubro, às 16 horas na Sala de Comissões
CEE da Nove de Julho realiza a primeira oitiva

Por: Assessoria Elizeu Rocha - Foto: Aline Pereira

A Comissão de Estudos criada com o objetivo de discutir alternativas para o tráfego de veículos pesados na tradicional avenida Nove de Julho, presidida pelo vereador Elizeu Rocha (Progressistas), terá sua primeira oitiva realizada hoje, 01 de outubro, às 16 horas na Sala de Comissões.

O primeiro convidado é o advogado e superintendente da Distrital Sul da ACIRP, José Rubens Hernandez. Após contato com vários comerciantes e visita aos estabelecimentos, a escolha, segundo o vereador Elizeu Rocha é devido ao principal setor afetado pelo trânsito da avenida: o comércio. “Vamos dialogar com o primeiro com quem traz o movimento e o fluxo para a avenida. Precisamos entender as principais necessidades do setor antes de discutir com o poder público”.

A avenida completou 96 anos este ano. Foi entregue à população em 7 de setembro de 1922 e teve seu tombamento em 2008, através do Decreto 220/2008. O tombamento é restrito ao “leito carroçável”, que corresponde à cobertura de paralelepípedo. A extensão do trecho preservado tem início Rua Amador Bueno, seguindo até o cruzamento com a Avenida Independência.  Outros elementos paisagísticos tombados são: o piso das calçadas de mosaico português do canteiro central e as árvores da espécie Sibipiruna.

O objetivo da Comissão segundo o presidente Elizeu Rocha, é estudar e encontrar a melhor forma de recuperar a avenida, preservando o patrimônio histórico, mas garantir a segurança de motoristas e pedestres que circulam por ali. “Hoje o local, que é um dos mais bonitos e tradicional da cidade oferece risco para quem passa por ali. Os desnivelamentos dos paralelepípedos causam danos aos automóveis e o estado das calçadas e do canteiro central colocam em risco os pedestres. Principalmente os mais idosos e deficientes por ser uma região com grande número de consultórios, clínicas e hospitais”, conclui.

A comissão é composta também pelos vereadores João Batista (PP), Paulinho Pereira (PPS) e Rodrigo Simões (PDT).