CEE das gestões públicas esportivas é instalada

Na reunião de abertura da CEE, presidida pelo vereador Boni, parlamentares ouviram o ex-diretor da Secretaria de Esportes Eduardo Baptista, o Dado, e outros representantes do esporte municipal
CEE das gestões públicas esportivas é instalada

Por: Assessoria gabinte vereador Boni

Foto: Aline Pereira

A Comissão Especial de Estudos (CEE) para analisar as gestões públicas esportivas aplicadas em Ribeirão Preto, instalada na tarde da última sexta-feira, 04 de maio, sob a presidência do vereador Boni (Rede) e acompanhada pelos membros Marcos Papa (Rede) e Paulinho Pereira (PPS), ouviu o ex-diretor da SME (Secretaria Municipal de Esportes) Eduardo Baptista, o Dado.

Também participaram da reunião o atual diretor da SME, Gabriel Guimarães, o coordenador de basquete Renato Lamas e os técnicos Marcos Coelho (vôlei), Miguel Jabur (handebol) e Paulo Sargento (badminton).

Com uma longa trajetória dentro da Secretaria de Esportes, onde atuou durante 34 anos, Dado, que foi o convidado escolhido para a abertura da CEE, analisou as gestões públicas esportivas do município com base em sua larga experiência, abordando, assim, os pontos fortes e deficiências das administrações no âmbito do esporte.

Para o ex-diretor, a Secretaria executa o trabalho educacional, social, de formação e alto rendimento com competência, porém o maior problema, segundo ele, é a falta de continuidade. “Nós já tivemos bons secretários ali, que implantaram um bom trabalho, mas, com as mudanças de governo e a nomeação de novos secretários que não têm ligação com o esporte, tudo volta à estaca zero”, frisou.

O ex-diretor também apontou outros gargalos das gestões do esporte municipal que precisam ser revistos, como orçamento baixo da Secretaria, falta de investimento na formação de base, falta de patrocínios para os atletas de alto rendimento que representam a cidade nos Jogos Abertos e Regionais, além dos espaços físicos esportivos que não atendem os requisitos das principais competições, como é caso da Cava do Bosque.

Como medidas para buscar soluções para os problemas expostos, os vereadores Boni, Papa e Paulinho Pereira destacaram a importância da recente criação do Conselho Municipal de Esportes, como órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador, pela administração municipal. Além disso, Boni enfatizou a necessidade de se viabilizar futuramente a criação de uma Fundação ligada ao esporte (já em fase de estudos), com a função de fomentar a formação de uma estrutura de base, além de gerir o fundo pró-atleta, que visa garantir uma manutenção mínima pessoal aos atletas de alto rendimento.

Por fim, para auxiliar a CEE nas próximas reuniões, foi criada pelo presidente uma comissão de apoio formada por um grupo de técnicos de diversas modalidades esportivas. Esses profissionais irão atuar nas áreas educacional, social, formação de atletas e alto rendimento.

“O que eu quero é que a gente consiga um comprometimento muito grande da nossa massa esportiva, para que possamos ter um consenso de que essa mudança também é necessária. Fazer o que é preciso, ver quais os pontos negativos que precisam ser corrigidos, sempre ajudando a Secretaria, e direcionando todo mundo pro mesmo caminho. Com um único objetivo: fazer o melhor pelo esporte de Ribeirão Preto”, finalizou Boni.

O cronograma da CEE será divulgado nos próximos dias.