CEE das UPAs ouve profissionais responsáveis pelas obras

CEE das UPAs ouve profissionais responsáveis pelas obras

Foto: Divulgação gabinete vereador Elizeu Rocha

A Comissão Especial de Estudos que investiga os atrasos na entrega das Unidades de Pronto Atendimento no Sumarezinho e Simioni, presidida pelo vereador Elizeu Rocha (PP), realizou mais uma oitiva na tarde desta segunda-feira, 28 de agosto. Estiveram presentes os membros da CEE Alessandro Maraca (PMDB), Luciano Mega (PDT) e Paulinho Pereira (PPS).

Foram ouvidas duas engenheiras da Secretaria Municipal de Obras, Elizabeth Carinhani Ribeiro e Denise de Mattos Venegas, ambas responsáveis pela fiscalização das obras. E também a arquiteta da Secretaria da Saúde, Rita Maria de Martin, responsável pelos projetos da UPA Sumarezinho e Vila Virgínia. No entanto, o caso mais grave, que se tem o objetivo de resolver com urgência é o da UPA Norte, prevista para ser entregue em junho de 2015 e com a obra parada e contrato com a construtora vencido.

Denise Venegas, ao ser questionada sobre as irregularidades da UPA Norte disse que a secretaria já recebeu o projeto pronto, que não participaram da elaboração e não soube informar se o responsável pelo projeto era a saúde ou a pasta de obras. As fiscalizações necessárias foram realizadas e que todas as irregularidades constatadas foram repassadas à construtora e Secretaria.

Elizabeth Ribeiro, também desconhece a origem do projeto, apenas informou que uma empresa responsável é de Mogi Mirim, intitulada de Construrema. Mas muitas questões sobre as irregularidades da obra no Simioni, a mais crítica das três, não foram esclarecidas.

De acordo com as engenheiras, nada deixou de ser pago à construtora Pafil que assumiu a obra, que as medições eram regulares e acreditam que o atraso se deve a morosidade por parte dos responsáveis pela obra e não por falta de pagamento.

A arquiteta Rita Maria de Martin, responsável pelo projeto da UPA Sumarezinho garantiu que a obra está pronta, faltando apenas equipamentos e corpo clínico.

Uma curiosidade, revelada pela arquiteta, confirma inúmeras afirmações feitas pelo vereador Elizeu Rocha, sobre os projetos da UPA Vila Virgínia. O vereador já mencionou anteriormente que o projeto existia e que já tinha sido pago, desde a época em que ele era membro do Conselho Municipal de Saúde. De acordo com Rita, o projeto não só está pronto, pago como também está aprovado no Planejamento e na ANVISA.

Ambas engenheiras e arquiteta mencionaram o então chefe de planejamento da saúde no governo anterior, Bruno Tessari Cobra, já convidado para comparecer à CEE, mas não participou alegando problemas de remanejamento no trabalho.

Elizeu Rocha, vai tentar agora fazer a convocação de Bruno em plenário, visto que todos os convidados falam o nome dele. “Precisamos de respostas! Todas as pessoas que passaram por aqui falaram no responsável pelo planejamento, já fizemos o convite mais de uma vez e ele não compareceu, só nos resta tomar medidas cabíveis porque a população não pode continuar sendo prejudicada por erros dos antigos responsáveis”.

(Com informações gabinete vereador Elizeu Rocha)