CEE do Bom Prato entrega relatório parcial e governo anuncia construção da nova unidade em Ribeirão

Comissão aponta pela viabilidade e necessidade da implantação da segunda unidade para pacientes do HC; Governo garante que segunda unidade será próxima do Hospital

Foto: Aline Pereira

Após 248 dias a Comissão Especial de Estudos, que apura a implantação da segunda unidade do restaurante Bom Prato em Ribeirão, vai entregar o relatório parcial. A decisão veio por parte do Governo do Estado anunciando a implantação de mais um restaurante na cidade.

O trabalho, que contou com a participação dos vereadores Igor Oliveira (PMDB), Jean Corauci (PDT) e Adauto Marmita (PR), lista uma série de documentos que comprovam a viabilidade da construção, fora do terreno que compreende o Hospital, e a necessidade de uma alimentação mais adequada por parte dos pacientes do Hospital das Clínicas.

O ano passado o Hospital atendeu mais de 700 mil pessoas. “Não há um estudo relacionado diretamente aos aspectos sociais, mas conversando com os pacientes que ficam horas na fila, fica clara a necessidade da construção do restaurante para atender aos pacientes. Nós entendemos que a comissão contribuiu e muito para que enfim o Governo do Estado se sensibilizasse” disse o presidente da CEE, vereador Igor Oliveira.

A afirmação do vereador está embasada em mais de 30 mil assinaturas conseguidas junto à população. O abaixo assinado é uma das peças do processo que conta ainda com a afirmação por parte do reitor da Universidade de São Paulo, Marco Antônio Zago, da doação de um terreno para a construção do Bom Prato. A área fica na rua Tenente Catão Roxo, próxima do novo estacionamento construído pelo HC. No local estacionam os ônibus e ambulâncias que chegam da região. Segundo o parecer técnico, o terreno corresponde a todas as exigências para construção, é plano, próximo de áreas de grande fluxo de pessoas e tem fácil aceso

Durante as diligencias, ficou constatado que no terreno pertencente ao HC não seria possível construir um restaurante de grande porte. Questões sanitárias e de logística (como carga e descarga de mantimentos) deixariam inviável o projeto.

O relatório parcial vai ser lido na sessão desta terça-feira.

No site oficial, o prefeito Duarte Nogueira confirmou o que já havia anunciado o secretário de Assistência Social do Estado, Floriano Pesaro. O secretário disse em entrevista ao Jornal estado de São Paulo que Ribeirão Preto, Araçatuba e São José dos Campos estariam liberadas pelo Governado Geraldo Alckmin a construção de novas unidades. No dia 24 de outubro às 17 horas será assinado Autorizo que permitirá as demais providências neste sentido.

O vereador Adauto Marmita comemorou a decisão e diz que espera ansioso pelo restaurante. “Eu vivi na pele como é não ter como se alimentar a espera de uma consulta no HC. As pessoas precisam disso. Fizemos um trabalho fantástico” comentou Marmita.

Já o relator, vereador Jean Corauci, a Comissão conseguiu apontar caminhos para que a unidade saísse do papel. “Na Câmara, desde o início de meu mandato, venho exigindo as melhorias que Ribeirão Preto precisa. Na CEE do Bom Prato, ao lado dos vereadores Igor Oliveira e Marmita, apontamos caminhos para que a segunda unidade saísse do papel. Agora vamos continuar fiscalizando para que o projeto esteja pronto o mais rápido possível”, disse Jean.

“O resultado até agora não poderia ser melhor, mas só vamos terminar a CEE quando o governo entregar as chaves do restaurante. Nossa responsabilidade a partir de agora só vai amentar. Temos que saber aonde será construído, valores, quantas pessoas vai atender, enfim” finalizou Igor.