CEE do SVO decide pela convocação do ex-diretor do órgão

Demora na liberação de corpos motivou abertura dos trabalhos de investigação na Câmara Municipal
CEE do SVO decide pela convocação do ex-diretor do órgão

Foto: Thaisa Coroado

Os vereadores Igor Oliveira (MDB), Marinho Sampaio (MDB) e Luciano Mega (PDT) realizaram na tarde de hoje (08), na Sala de Vereadores da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, a instalação da Comissão Especial de Estudos que apura a demora na liberação de corpos pelo Serviço de Verificação de Óbitos em Ribeirão Preto.

Durante a sessão os vereadores lembraram os casos de várias pessoas que passaram pelo problema e foram obrigadas a esperar até 15 horas pela liberação do documento com a causa da morte.

Igor Oliveira, presidente da CEE, lembrou que essas famílias procuraram o Legislativo para reclamar e buscar ajuda.

"Nós fomos procurados por várias pessoas e escutamos inúmeras reclamações. Temos que dar essa satisfação à sociedade, mesmo que seja em um órgão Estadual, como é o caso do SVO. A população atendida é a de Ribeirão Preto e nós temos a obrigação de apurar tudo o que diz respeito à nossa cidade" – comentou.

O relator Marinho Sampaio concordou com a postura do presidente e afirmou que a CEE vai cobrar providências.

"O SVO é um serviço estadual, então temos que entender melhor qual é a estrutura física e de profissionais oferecida pelo Governo. A demora na liberação dos corpos é uma situação crítica que afeta familiares e os próprios trabalhadores. Cabe a nós vereadores fiscalizarmos e cobrarmos melhorias" – explicou Marinho.

O vereador e pediatra Luciano Mega lembrou que durante a sua rotina de trabalho no Hospital das Clinicas presenciou casos semelhantes.

"Infelizmente essa é uma realidade. Já presenciei famílias reclamando do serviço. Essa é uma hora extremamente delicada em que os familiares precisam de paz e conforto e não de um problema" – comentou Mega.

Convocação

Ainda durante a sessão de instalação os vereadores deliberaram pela convocação do ex-diretor do SVO, Marco Aurélio Guimarães. A oitiva será realizada na próxima quinta-feira, 15 de agosto, às 15 horas, na Sala de Comissões da Câmara Municipal.

A convocação veio após Marco afirmar que a situação acontece, na maioria das vezes, porque corpos são encaminhados à necropsia sem necessidade, alguns até mesmo com a causa da morte já definida.

"Nós precisamos que ele explique essa realidade. Uma afirmação como essa tem muito peso. Até porque estamos falando de um profissional que foi diretor do SVO por quatro anos" – finalizou Igor.

Por Assessoria Igor Oliveira