CEE do SVO realiza primeira oitiva nesta quinta-feira (15)

Ex-diretor do órgão será ouvido na sede do legislativo
CEE do SVO realiza primeira oitiva nesta quinta-feira (15)

Foto: Thaisa Coroado

Os vereadores Igor Oliveira (MDB), Marinho Sampaio (MDB) e Luciano Mega (PDT) realizarão na tarde desta quinta-feira, 15 de agosto, às 15h, na Sala de Comissões da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, a primeira oitiva da Comissão Especial de Estudos que apura a demora na liberação de corpos pelo Serviço de Verificação de Óbitos em Ribeirão Preto.

Será ouvido o ex-diretor do SVO, Marco Aurélio Guimarães. Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em 1993, com mestrado e doutorado pelo Departamento de Fisiologia da FMRP-USP, Marco Aurélio dirigiu o órgão por quatro anos, deixando o posto em agosto de 2018.

A convocação veio após o médico afirmar que a situação acontece, na maioria das vezes, porque corpos são encaminhados à necropsia sem necessidade, alguns até mesmo com a causa da morte já definida.

"Ao encaminhar o corpo para necropsia gera um gasto desnecessário ao serviço público; atrasa a entrega do corpo para a família, porquê isso lentifica todo o processo; e é uma obrigação prevista no código de conduta, que o médico que acompanha o óbito é obrigado a assinar a declaração" – disse Marco Aurélio em entrevista à EPTV.

Para o presidente da Comissão, vereador Igor Oliveira, essa é uma oportunidade de ampliar a discussão sobre todos os aspectos, buscando uma solução para o problema.

"Vamos trabalhar pautados em informações, documentos e elementos que possam elucidar qual a causa dessa demora. A sociedade precisa dessa resposta" – comentou.

Além do ex-diretor, a CEE pretende convidar a atual diretora do serviço, Simone Gusmão Ramos, além de obter relatos de familiares de pacientes e documentos referentes aos atendimentos.

Por Assessoria Igor Oliveira