CEE dos Resíduos Sólidos visita Ecopontos de Ribeirão

Objetivo da Comissão é acompanhar o funcionamento dos pontos de descarte da cidade
CEE dos Resíduos Sólidos visita Ecopontos de Ribeirão

A Comissão Especial de Estudos dos Resíduos Sólidos de Ribeirão Preto organizou uma diligência, na tarde desta terça-feira, 24 de maio, para visitar os Ecopontos da cidade. De acordo com o presidente da CEE, vereador Marcos Papa (Podemos), a diligência tem como objetivo acompanhar o funcionamento dos pontos de descarte de Resíduos Sólidos do município.

“Queremos saber como anda o trabalho nos Ecopontos para entender por que a prefeitura pretende firmar um contrato milionário com um consórcio, sendo que temos aqui na cidade esses pontos de descarga que, desde que bem cuidados e aparelhados, poderiam receber muito mais resíduos com um custo muito menor”, afirmou Papa.

Foram visitados os Ecopontos dos bairros Jardim Palmeiras II, Jardim Santos Dumont e Alexandre Balbo. O presidente da CEE gostou da organização dos locais visitados, mas disse que o descarte, no geral, ainda é bastante baixo. “Os Ecopontos só recebem até um metro cúbico de resíduos por pessoa. Por isso, muitos ainda preferem descartar em terrenos baldios. Vamos propor à prefeitura que aumente esse número para que mais pessoas descartem corretamente os seus resíduos e parem de jogar os entulhos em áreas públicas”, continuou o vereador.

A vereadora do Coletivo Judetti Zilli (PT), membro da CEE, comentou que, além das melhorias no funcionamento dos Ecopontos, a prefeitura deveria investir na educação ambiental para conscientizar os moradores a não descartar os resíduos em qualquer lugar.

“É um dever da administração investir nesse tipo de educação, pois permite que o morador tome consciência do dano que causa ao descartar lixo ou entulho nos terrenos e áreas públicas”, afirmou a vereadora.

Os próximos locais a serem visitados serão o Ecoponto do bairro Branca Salles e a Cooperativa Mãos Dadas em data ainda a ser definida.

Texto: André Luís de Jesus (MTB/32.788)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)