CEE que avalia as filas do SUS ouve usuários do sistema de saúde

Vereador Marcos Papa, e demais vereadores da comissão, ouviram as experiências e sugestões de usuários das UBDS e UBS do município
CEE que avalia as filas do SUS ouve usuários do sistema de saúde

Foto: Aline Pereira

A Comissão Especial de Estudos para avaliar as filas do SUS ouviu na tarde desta quarta-feira, 20 de dezembro, alguns líderes comunitários e usuários do sistema de saúde para apresentar as dificuldades e sugestões.

Inicialmente foi ouvido José Wiliam Duarte da Silva, líder comunitário do Centro e militante da saúde pública. Usuário das Unidades de Saúde Central, foi relatado que o horário de maior espera é na troca de plantão. Questionado sobre os aplicativos oferecidos pela prefeitura, José Willian acredita que falta divulgação e orientação, principalmente dentro das unidades.

Outro usuário ouvido foi Wilson Pereira de Araújo, líder comunitário do Heitor Rigon. Apesar de elogiar os aplicativos oferecidos pela prefeitura, declarou dificuldade em utilizar o mesmo. Outra reclamação apresentada pelo líder comunitário, foi a necessidade de se realizar estudo para reestruturar a demanda do Heitor Rigon e bairros adjacentes.

Morador do bairro Sumarezinho e militante da Saúde da Família, Crizi Silva, afirmou que o principal problema enfrentado na sua região é a Unidade de Saúde ‘Cuiabá’ estar fechado e sem data para voltar a funcionar como UPA.

O vereador Marcos Papa (REDE), presidente da comissão, comunicou que a Secretaria da Saúde será oficiada, solicitando que a agenda, que hoje é aberta uma vez por mês, seja aberta o mês todo. E aceitando a sugestão do vereador Luciano Mega (PDT), será convidada oportunamente a responsável pelo Complexo Regulador, Dra. Patrícia Soares.

Participaram da reunião os vereadores Marcos Papa (REDE), Elizeu Rocha (PP), Gláucia Berenice (PSDB), Luciano Mega (PDT) e Nelson das Placas (PDT).