CEE Volta às Aulas ouviu secretário da Educação durante reunião

Foram esclarecidas algumas dúvidas e questionamentos realizados pelos vereadores que acompanham o retorno de alunos e professores
CEE Volta às Aulas ouviu secretário da Educação durante reunião

Por: Silvia Morais - Foto: Thaisa Coroado

Durante a tarde da última segunda-feira, 08 de março, a Comissão Especial de Estudos com a finalidade de estudar e acompanhar o retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino durante a pandemia do Covid-19 recebeu o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.

A reunião que foi realizada em modo on-line respeitando as recomendações do Plano SP no combate à Covid-19, foi conduzida pela presidente da CEE Duda Hidalgo (PT), e também participaram os membros da comissão André Rodini (NOVO), Coletivo Popular Judeti Zilli (PT), França (PSB) e Ramon Todas as Vozes (Psol).

Os vereadores questionaram o secretário sobre vários pontos que geram dúvidas quanto a volta às aulas durante a pandemia.

Foi explicado por Felipe que a aquisição dos chips de celular aguardando parecer do jurídico da Prefeitura e deverá ser publicado hoje no Diário Oficial do Município e, aguardando o prazo legal para realização do pregão, deverá ser adquirido, conforme previsto, para o segundo bimestre. E informou também que cerca de 70 escolas já receberam atualização de internet para fibra ótica, o que proporciona maior assistência.

Quanto a compra dos computadores para a rede municipal, também foi esclarecido que licitados 1.500 equipamentos divididos em lotes de 400 facilitando a reorganização das escolas para recebimento dos mesmos.

A prioridade em vacinar professores foi cobrada ao secretário, mas foi explicado que devido ao Plano de Vacinação do Governo Federal que não incluiu a educação como prioridade, o município não pode alterar esse cronograma.

Ainda foram discutidos pontos fundamentais sobre a volta às aulas e os problemas que envolvem toda uma comunidade. Os funcionários terceirizados, a estrutura das unidades escolares, alunos em situação de risco, além dos kits de alimentação fornecidos em duas ocasiões pela Secretaria da Educação durante o ano de 2020. Quanto a este ponto o secretário informou que a Secretaria da Educação está com parceria com a Secretaria de Assistência Social para o fornecimento de cestas básicas para famílias que estejam incluídas no cadastro único.

O Programa Escola na TV, que é uma parceria da Câmara com a Secretaria da Educação, teve uma avaliação positiva segundo Felipe, e justamente por este motivo foi solicitado a prorrogação do programa para o ano de 2021, o que foi prontamente atendido pelo presidente da Câmara, Alessandro Maraca (MDB).

A reunião foi encerrada e a presidente lembrou o cronograma dos próximos convidados.