Cerca de mil alunos participaram do programa Câmara na Escola no primeiro semestre

Jovens puderam entender como funciona o processo legislativo na cidade

Difundir conhecimento e expandir a visão dos jovens. Esse é o objetivo da Câmara Municipal de Ribeirão Preto através do programa "Câmara na Escola", que leva alunos de todas as idades das redes municipal, estadual e particular de ensino, para uma experiência imersiva sobre a história política local na sede do Poder Legislativo. O objetivo é mostrar aos estudantes como se dá a atuação de seus representantes e, ainda, incentivar a participação democrática e o exercício da cidadania.

No primeiro semestre a equipe do programa recebeu 15 escolas diferentes nos períodos manhã e tarde, são 49 turmas e mais de mil alunos. Para o presidente da Câmara Franco Ferro (PRTB), é de fundamental importância que os jovens tenham conhecimento sobre política desde cedo, porque exercem cidadania ainda em fase de ensino médio através do voto.

"Com esse programa disponibilizado pela Câmara, eles obtêm conhecimento histórico político e aprendem sobre o funcionamento do processo legislativo na cidade, adquirindo  uma nova visão sobre o seu papel no contexto social", disse.

A visita é acompanhada pelos professores das escolas e por monitoras do programa, que guiam os alunos para conhecerem as dependências da Casa de Leis, incluindo o plenário, local onde são realizadas as sessões legislativas. Os estudantes aprendem como funcionam as sessões plenárias, como são elaboradas as leis, o processo de votação dos projetos, a função da Mesa Diretora e todos os trâmites próprios ao legislativo. A experiência inclui também um bate-papo com parlamentares sobre temas variados, além de uma visita no estúdio da TV Câmara e explanação da equipe técnica.

"Os alunos não apenas ouvem, mas têm a oportunidade de expor suas dúvidas sobre vários assuntos na política. Muitas vezes debatem temas aprofundados com os vereadores sobre as demandas da comunidade onde vivem, e é nesse momento em que a gente se sente ainda mais realizada, a gente cumpre a função social do projeto", afirma a coordenadora do programa, Flávia Strabeli.

Se você é profissional da Educação Básica de escola pública ou privada, agende a visita dos alunos através do tel.: (16) 3607-4160 - (Flávia ou Danielle).

Texto: Marco Aurélio Tarlá / Fotos: Murillo Fernandes e Vinicius Damasceno