Ciclo de palestras debate saúde mental das crianças na pandemia

Ciclo de palestras debate saúde mental das crianças na pandemia

Realizado pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto, através do Fórum Permanente de Discussão da Política de atendimento em Saúde Mental, criado pela Resolução 52/2019, o Webinar sobre a Saúde Mental da Criança e do Adolescente.

Conduzido pela vereadora Gláucia Berenice (DEM), o evento contou com a participação de cinco palestrantes que expuseram os problemas enfrentado pelas crianças e adolescentes durante a pandemia.

A primeira palestrante, Dra. Marina Lemos Silveira Freitas, médica pediatra, mestre e doutora em medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), apresentou o tema: Impactos da Pandemia na Saúde Mental das Crianças e Adolescentes – É possível turbinar os efeitos positivos? ”

Em seguida o tema: Impacto sócioemocional do fechamento das escolas” foi discutido pela psicóloga Natália Faleiros Cardoso Carvalho.

A terceira palestrante, Daniele Coimbra, professora Mestre em Educação, que apresentou o tema: “Ausência da Rotina Escolar”.

Seguindo as apresentações, o psicólogo e coordenador em Saúde Mental álcool, e outras drogas do município de Ribeirão Preto, Marcus Vinicius Santos, que falou sobre o comportamento suicida da criança e adolescente: perspectivas antes, durante e após a pandemia.

Finalizando o ciclo de palestras, Dr Emerson Masullo, Coordenador Geral de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, representando o Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, encerrou as atividades expondo pontos da pandemia que trazem consequências na saúde mental das crianças e adolescentes, e explicou as ações realizadas pelo governo para amenizar todos os problemas causados pela situação.

A vereadora Glaucia destacou a importância de haver um trabalho conjunto no retorno às aulas, com profissionais de saúde mental trabalhando junto aos professores. E encaminhou ao representante do governo que o Ministério da Saúde e da Educação tenham esse projeto que poderá minimizar os contratempos da volta às aulas.