Comerciantes da av. Dom Pedro I são ouvidos por comissão na Câmara

Projeto de corredores de ônibus e obras devem impactar diversos bairros
Comerciantes da av. Dom Pedro I são ouvidos por comissão na Câmara

Fotos: Allan S. Ribeiro

Aconteceu na noite desta quarta-feira, 10 de julho, audiência pública da Comissão Especial de Estudos que analisa a viabilidade de implantação de corredores de transporte público coletivo nas avenidas Dom Pedro I e Saudade.

Os vereadores Isaac Antunes (PR) - presidente e os membros André Trindade (DEM), Igor Oliveira (MDB) e Fabiano Guimarães (DEM) discutiram sobre os possíveis impactos sociais e econômicos que causarão tais empreendimentos. Baseando-se no edital de licitação das obras, o encontro contou com a participação de comerciantes e interessados nas avenidas em questão. A vereadora Gláucia Berenice (PSDB) também compareceu a convite.

André Trindade resgatou a história da avenida Dom Pedro I e citou os bairros do entorno, que sofrerão os maiores impactos. Segundo ele, a importância da comissão se dá por ouvir todos os envolvidos com as mudanças. "Os corredores de ônibus assombram moradores e comerciantes por causa da retirada de vagas, por isso precisamos buscar o melhor caminho para minimizar os impactos, e isso deve ser feito com estudos mais aprofundados", enfatizou.

Fabiano Guimarães sugeriu que a Comissão foque e envolva o secretário de Planejamento do município nos estudos para buscar efetividade nas soluções e consequente preservação da capacidade de geração de emprego, renda e vida social nas regiões. "Precisamos saber quais as alternativas para os corredores, os custos que a mudança de percurso no projeto gerariam e possível suspensão da execução das obras. Isso é o fundamental", disse.

A prefeitura de Ribeirão Preto abriu licitação em maio, com prazo de 12 meses para a execução dos serviços e verba estimada em R$ 45.836.650,35. O comerciante Vinicius Melo não concorda com o projeto de origem por falta de pesquisas de impacto por parte do Poder Público. "Estamos falando de um centro comercial extremamente importante para a cidade. Não foram realizadas pesquisas com comerciantes e moradores, tampouco estudo de impacto econômico e social que revelaria os problemas que as pessoas enfrentarão no período de obras e posterior", afirma o empresário que também enfatizou questões do entorno e a necessidade de um estudo de impacto com a vizinhança, uma vez que segundo ele as obras devem atingir as ruas laterais, transversais e paralelas.

Isaac Antunes sugeriu reunião urgente entre os membros da comissão e representantes da prefeitura para discussão técnica e viabilização de soluções. "Precisarão participar prefeito, Transerp, Secretaria de Planejamento e Negócios Jurídicos. Depois de saneada a discussão, vamos apresentar os caminhos para que ninguém seja lesado", finalizou o parlamentar.

Por Marco Aurélio Tarlá