Comissão na Câmara debate inclusão das pessoas com autismo

Educação é foco em reunião sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Comissão na Câmara debate inclusão das pessoas com autismo

Fotos: Allan S. Ribeiro

Presidida pela vereadora Gláucia Berenice (PSDB), a Comissão Permanente de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia recebeu na última segunda-feira, 02 de abril, o professor doutor Erikson Felipe Furtado, da psiquiatria da USP, para falar sobre o dia que atenta para a conscientização do Autismo, e os caminhos para a inclusão na educação.

Atualmente Erikson atende 60 pessoas com autismo em um ambulatório especializado no Hospital das Clinicas (HC). Por sua experiência, orientou sobre os primeiros sintomas que a criança apresenta quando possui o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e quais as providências iniciais que a família deve tomar quando na situação.

Sobre a inclusão na educação, o professor explicou que as escolas de Ribeirão precisam de uma reestruturação para receberem as crianças autistas, e que são poucas as que oferecem reais condições de aprendizagem a esse público. A vereadora Gláucia Berenice informou que existem leis acerca do assunto, mas que ainda precisam ser colocadas em prática para surtir efeitos significativos na vida das pessoas. "O município precisa de aperfeiçoamento em relação ao cuidado com as crianças autistas, e essa é a importância de realizarmos reuniões no legislativo", acrescentou a vereadora.

Por Francine Rezende - estagiária