Comissão da Educação discute problemas do bairro Cristo Redentor

Questões como transporte, segurança, e falta de vagas, foram debatidos pelos representantes do Conselho Tutelar Secretaria da Educação e membros da comissão
Comissão da Educação discute problemas do bairro Cristo Redentor

A Comissão Permanente de Educação realizou a primeira reunião do ano com o objetivo de discutir sobre os problemas enfrentados pelos alunos da Rede Municipal do bairro Cristo Redentor.

A presidente da comissão, Glaucia Berenice (DEM), informou que houve uma provocação do Conselho Tutelar em janeiro, questionando as dificuldades que vem ocorrendo naquele bairro.

O secretário da Educação, Felipe Elias Miguel, explicou que existe uma licitação prevista para ocorrer no dia 07 de março, para a construção de uma nova unidade escolar ofertando cerca de 800 vagas e com previsão de entrega em 18 meses. Felipe justificou o questionamento da vereadora sobre o prazo, que incialmente seria em julho de 2021, mas por falta de dotação orçamentária ocorreu esse atraso.

As conselheiras tutelares presentes expuseram alguns problemas relacionados sobre o transporte escolar, vagas de creche, e percurso até algumas unidades escolares que não oferecem segurança aos alunos, violando os direitos das crianças e adolescentes.

O secretário afirmou que estão procurando alternativas para absorção dessas vagas citando exemplos de algumas escolas que estão em fase de inauguração ou de construção. Também comunicou que o no último sábado foi assinada autorização do governador do Estado para a expansão de unidade escolar do Parque dos Pinus, além da readequação de um prédio escolar no bairro Alexandre Balbo, e a inauguração da 10ª Unidade Escolar dessa gestão nos últimos cinco anos. E que a secretaria vem trabalhando em algumas ações para absorver as demandas que cresceram na segunda quinzena de dezembro e janeiro.

Com o sistema que direciona alunos para outras escolas, Glaucia solicitou que fosse explicado o motivo que alguns alunos são remanejados para escolas distantes de suas residências, o que foi explicado pelos responsáveis da secretaria, que muitas vezes a não atualização de endereços pode ocasionar esse transtorno e, em outras vezes, não existem vagas em escolas próximas e assim são direcionados para escolas na área central.

Durante a reunião foi explicado que existe uma demanda de 200 vagas para berçário e maternal I.

Fo deliberado pela comissão que seja criado um grupo envolvendo a comissão, o Conselho Tutelar, Secretaria da Educação e infraestrutura. Desta forma será possível o acompanhamento das demandas e ações para aquele bairro.

Participaram da reunião os vereadores e membros da comissão Bertinho Scandiuzzi (PSDB), Brando Veiga (Republicanos), e Ramon Todas as Vozes (Psol), e assessoria do Coletivo Popular Judeti Zilli (PT).

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)