Início do Conteúdo

Comissão da Saúde Mental discute prevenção ao suicídio

Dados precisos e fidedignos são primordiais na prevenção do suicídio
Comissão da Saúde Mental discute prevenção ao suicídio

Por: Silvia Morais - Foto: Allan S. Ribeiro

A Comissão Especial de Estudos da Saúde Mental, cujo objetivo é avaliar as filas da saúde mental, indicadores, rede de apoio e ações de prevenção ao suicídio, realizou reunião na tarde desta quinta-feira, 20 de agosto, através de videoconferência.

O convidado da CEE, o psicólogo Lucas Murta de Andrade, realizou uma apresentação sobre o suicídio, que tem números alarmantes no mundo todo.

O estudo apresentado pelo psicólogo mostrou o porquê e as razões do aumento do risco. Entre os motivos foi citado os históricos familiares, crise financeira, transtorno mental, álcool e drogas, perda de entes queridos, e falta de tratamento especializado.

A prevenção, segundo Lucas, começa com os dados precisos e fidedignos, a sensibilização de profissionais de saúde a respeito do suicídio, restringir acesso aos meios letais mais utilizados como armas de fogo, lugares altos, agrotóxicos e drogas lícitas e ilícitas.

As notificações sendo alimentadas de forma on-line seria uma solução para mapear todos os dados necessários, não só da saúde pública, mas em conjunto com todos os profissionais da saúde, da rede privada e pública. Fundamental para traçar estratégias na prevenção do suicídio.

Ao final os vereadores afirmaram que a contribuição do médico foi de grande relevância nas tomadas de medidas que venham a reduzir o suicídio na cidade.