Comissão debate ações com o secretário da Educação

Vagas nas escolas de ensino infantil foram tema central do encontro
Comissão debate ações com o secretário da Educação

Fotos: Aline Pereira / Texto: Marco Aurélio Tarlá

A Comissão de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia recebeu, na tarde desta quinta-feira, 27 de fevereiro, o secretário municipal da Educação, Felipe Miguel, que fez explanação sobre as ações para o desenvolvimento na cidade.

Os vereadores questionaram sobre a situação atual de vagas nas escolas de ensino infantil. Felipe explicou que já foram geradas 1036 no bairro Jardim Cristo Redentor com a entrega de uma unidade, e que o plano de expansão do governo contempla 18 novas escolas, com inclusão de salas das etapas I e II. Disse que novas unidades nos bairros Paulo Gomes Romeo e Heitor Rigon estão prontas para inauguração, e outras 15 escolas estão em obras ou fase de licitação.

Sobre segurança nas unidades, Felipe relatou ser difícil apurar todas as ocorrências, por isso está em processo de pregão eletrônico a aquisição e instalação de câmeras de monitoramento. Segundo ele são cerca de dois mil equipamentos que contemplarão todas as escolas da rede, e terão sistema interligado à Guarda Municipal e Polícia Militar, além de empresa contratada para realizar monitoramento.

Relativo à inclusão, Gláucia Berenice (PSDB) reforçou a necessidade de implantação de um centro de referência para pessoas com deficiência na escola Egydio Pedreschi, indicada pelo bom espaço interno que possui, para abranger o projeto multidisciplinar entre Secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social. A vereadora lembrou que várias reuniões foram realizadas e a proposta não foi aceita pelo governo.

"A proposta é ampliar o atendimento do Nadef (Núcleo de Atenção à Pessoa com Deficiência), que tem uma demanda especializada. Tem muito espaço ocioso e as discussões de ampliação infelizmente não avançaram. Nós temos que lutar pela inclusão e possibilitar a convivência de todos", afirmou.

Felipe Miguel abrangeu também temas como: liminares em relação à falta de vagas, implantação de Boletim Escolar Eletrônico, questões pertinentes ao SESI e Ensino EJA. A íntegra da reunião pode ser acessada através do Canal do youtube da TV Câmara Ribeirão.