Comissão debate problemas da Educação com gestores da prefeitura

Vereadores recebem grande público em tarde de intensos debates na Câmara
Comissão debate problemas da Educação com gestores da prefeitura

Fotos: Allan S. Ribeiro

A Comissão Permanente de Educação do legislativo realizou, nesta tarde (30), reunião para tratar sobre  a segurança predial e patrimonial das escolas, e déficit de professores. Participaram do encontro, além dos vereadores-membros, o secretário municipal da educação Alberto Macedo e o secretário-adjunto Antonio Abboud.

Sobre segurança no ambiente escolar o secretário informou que está promovendo um levantamento da situação das unidades para elaboração de uma escala de prioridades. Disse que há licitação em andamento para contratação de empresa de segurança, que deverá atuar no monitoramento com câmeras e alarmes, além de que já conta com a prestação dos serviços da Guarda Civil Municipal.

Da realização de reformas nas escolas, Antonio Abboud disse que há licitação em trâmite para projetos de A.V.C.B. - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, com valor estimado de R$ 400 mil, sendo o ponto de partida das ações.

Segundo ele, há mais duas licitações em processo pertinentes à manutenção predial, sendo uma no valor de R$ 9.700.000,  já em fase de homologação; e outra referente à parte elétrica no valor R$ 3.700.000.

O vereador Fabiano Guimarães (DEM) - presidente da comissão, questionou se há convicção de eficácia por parte da gestão da prefeitura sobre as medidas para coibir o índice de furtos nas escolas. O secretário respondeu que confia no plano para a resolução das diversas questões, e lembrou que os furtos são recorrentes também em outras cidades, como São Paulo, que além das escolas sofre com o furto de fios e semáforos. Fabiano cobrou medidas efetivas.

"Já se passaram dois anos e meio e todo o planejamento elaborado deveria ter sido implementado. A prefeitura ainda está se planejando enquanto já deveríamos estar em meio às mudanças", afirmou o parlamentar.

Sobre o número de professores na rede, Antonio Abboud concordou que há déficit no quadro, mas não pode contratar porque o limite de responsabilidade fiscal está acima de 54%. Segundo ele a Secretaria aguarda definição do Tribunal de Contas do Estado até o dia 8 de maio para resolver a questão. Disse que foi feito mapeamento de todos os pontos deficitários em relação à contratação de profissionais em cada disciplina, e que há processo seletivo em andamento quanto às classes livres. Para o preenchimento de cargos, afirmou estar em processo a criação dos mesmos.

Ao final do encontro, os vereadores franquearam a palavra aos professores e público em geral que ocupou o plenário.

"Estamos finalizando uma leva de documentos da comissão e agora cobrando prazos, planos e estratégias para efeitos práticos. Vivemos na era digital, não adianta mais o poder público querer esconder informações. A sociedade tem buscado cada vez mais acompanhar soluções", concluiu Fabiano Guimarães.

Por Marco Aurélio Tarlá