Comissão de Desenvolvimento discute projetos de inovações

Com a participação de representantes de setores envolvidos, vereadores discutem ações para tornar o ambiente econômico do empreendedor mais atrativo e menos burocrático
Comissão de Desenvolvimento discute projetos de inovações

A Comissão Permanente Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Relações Internacionais e de Consumo realizou reunião virtual na tarde desta quarta-feira, 14 de julho, abordando ações adotadas em São José dos Campos e o reconhecimento da startup Onkos, ligada ao Supera Parque de Inovação e Tecnologia, que pelo segundo ano consecutivo integra a lista de 100 mais promissoras e inovadoras do País.

Conduzida pelo vereador e presidente da Comissão, Marcos Papa (Cidadania), participaram também o vice-presidente da comissão, vereador França (PSB), o secretário da Secretaria da Inovação e Desenvolvimento de Ribeirão Preto, Eduardo Molina, e representantes da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACI-RP), Supera Parque, Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp), e Instituto 2030.

Durante o evento os convidados falaram sobre como Ribeirão vem realizando parcerias com outras cidades, não só com São José dos Campos, mas também com Campinas, Curitiba e Campo Grande. Buscando exemplos de ações bem-sucedidas que resultem na melhoria dos serviços municipais.

O secretário destacou que a grande ação é a transformação digital, quando o cidadão consegue resolver sozinho, mesmo que alguns serviços ainda são necessários a autenticação, muitos outros é possível resolver através de aplicativos. Ele também lembrou que o município possuir a empresa de tecnologia, Coderp, facilitou muito durante a pandemia. O acesso a agendamentos de vacinas, atendimento ao Daerp sem filas presenciais, entre outros. Molina também citou que é necessário ter a previsão orçamentária para o desenvolvimento dessas melhorias nos serviços municipais.

Foi deliberado pela comissão a convocação do diretor da Coderp, Everaldo Oliveira Rocha, e os secretários do Planejamento e de Obras.

Marcos Papa comunicou aos convidados, que obteve resposta de um requerimento encaminhado pela comissão, que o Daerp inseriu no planejamento estratégico para os próximos quatro anos, a utilização de água de reuso em irrigações de áreas verdes, utilização em processos industriais, entre outras possibilidades. Com isso é criado um diferencial competitivo para a instalação de indústrias no município, com a economia gerada no consumo de água. ” destacou Papa.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)